9 de junho de 2024
Texto áureo: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hb 12.14)
Verdade prática: Na jornada para o Céu, devemos estar conscientes a respeito da necessidade de ter uma vida santa para nos encontrarmos com o Senhor.
INTRODUÇÃO
A palavra “consciência” nos remete a ideia de percepção a respeito de algo que está em nossa volta, é o estado em que estamos despertos, acordados e lúcidos no tempo presente e, por isso, sabemos que existimos. Desse jeito, o crente em Jesus, que iniciou a sua jornada de fé com Cristo, deve estar consciente a respeito de viver uma vida Santa;
1. Separado.
2. Separado por Alguém.
3. Para uso exclusivo de alguém.
sem a qual, a Bíblia afirma: “ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). Nesta lição, estudaremos a importância da santidade em nossa jornada para o Céu.
Antes de continuar devo fazer uma pergunta: Vocês concordam com o que acabei de ler?
Palavra-Chave: Santidade
Apresentar
I- A PERSPECTIVA BÍBLICA DA SANTIFICAÇÃO
1- Santificação no Antigo Testamento. Do hebraico qõdesh, santidade é um substantivo masculino que significa “sacralidade”, “posto à parte”, que pode se referir a Deus, aos lugares, coisas, algo à parte, separado. Essa palavra deriva da raiz verbal hebraica qadash, que traz a ideia de “consagrar”, “santificar”, “preparar”, “dedicar”, “ser consagrado”, “ser Santo”, “ser santificado”, “ser separado”. Nesse sentido, a palavra qodesh aparece cerca 469 vezes no Antigo Testamento como santidade (Êx 15.11), coisa Santa (Nm 4.15), Santuário (Êx 36.4). Outrossim, o adjetivo qâdôsh, muito presente no Pentateuco, os primeiros livros da Bíblia, traz a ideia de um dia, uma pessoa ou uma nação inteiramente consagrada, separada, santificada a Deus (Gn 2.3 Êx 19.6).
2- Santificação No Novo Testamento. O verbo grego hagiadzô, que quer dizer “santificar”, traz a ideia de “tornar Santo”, “purificar ou consagrar”, “venerar”, “ser Santo”. Esse termo abrange o sentido de o crente tornar-se puro, de modo a estar purificado e santificado por obra graciosa do Espírito Santo (1 Co 6.11). Nesse sentido, no Novo Testamento, a santidade operada na vida do crente é uma obra autêntica do alto (Ef 5.26; 1 Ts 5.23).
3- A santidade exigida pela Palavra. Em nossa jornada cristã rumo ao Céu, a Palavra de Deus exige santidade em todas as áreas de nossa vida. Isso porque a palavra da verdade nos santifica (Jo 17.17). Desse modo, o crente em Jesus não pode ter compromisso com o comportamento pecaminoso, visto que em sua lida diária, ele tem um compromisso de buscar um estilo de vida Santo, pois sabe que sem ele não podemos ver o Senhor (Hb 12.14).
Comentário:
Pelo que vemos, a Santificação refere-se ao ato de consagrar, santificar, dedicar, separar para um fim definido. Mais precisamente, denota consagração, dedicação, para posse e uso do Senhor.
A santificação começa com uma disposição mental (v. 13). Pedro diz: "cingindo os lombos do vosso entendimento. Ao mudarmos de posição diante de Deus, alcançamos o que teologicamente denominado de “santificação posicional, … ato soberano de Deus, mediante a obra de Cristo (Hb.10:9-10). Cingir os lombos da mente significa fazer o que for preciso para estar sempre preparado para desenvolver pensamentos dirigindo a esperança com base na graça que nos será dada quando da revelação de Cristo Jesus.
A santificação implica obedecer a Deus (v. 14a). Observe estas palavras: "Como filhos obedientes". Fomos justificados pela fé, mediante a graça de Deus, mas também por causa da obediência do Senhor (Rm 5.1,19).
A santificação implica renúncia (v. 14b). Em seguida, Pedro explica: "não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância". Jesus não obriga ninguém a segui-lo, mas quem deseja ir após Ele deve renunciar-se a si mesmo e tomar a sua cruz (Lc 9.23). Renunciar não pode ser vista somente por abandonar; tem a ver com prioridade. Qual a prioridade em sua vida?
A Santificação tem como modelo de conduta o próprio Deus (vv. 15-17). Observe este ensinamento: como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou Santo.
A Santificação só é possível mediante a Graça oferecida por meio da obra redentora de Jesus (vv. 13c,18-21). Pedro, então, diz: "esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo". E explica, mais adiante: Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo.
A Santificação abrange "toda a vossa maneira de viver" (v. 15b). Ou seja, abrange a totalidade do nosso ser. Ela sempre começa no espírito, atinge as faculdades da alma — intelecto, sentimento e vontade — e exterioriza-se por meio do corpo (1 Ts 5.23). Nessa jornada rumo ao Céu, devemos ser santos em toda a nossa maneira de viver (1 Pe 1.15), em conformidade com a Palavra (Jo 17.17), o que abrange nossos sentimentos, pensamentos, vontades, linguagem, conversações, pregação, conduta, postura etc. (Fp 2.5,14,15; 4.8; 1 Ts 4.3; Tt 2.8; 1 Co 2.1-5; At 20.17-36 etc.).
Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. A Palavra de Deus aponta o estilo de vida Santo sem o qual não podemos agradar a Deus.
“Santidade é um atributo de Deus, Ele nos recebeu, nos envolveu na sua Santidade”.
Descrever a abrangência dos estágios da Santificação
II- A SANTIFICAÇÃO E SEUS ESTÁGIOS
1- A realidade da santificação. partir do que estudamos sobre os termos bíblicos a respeito da santificação, podemos afirmar que se trata de um ato, um estado e um processo pelo qual o pecador se torna Santo (Rm 6.19-22; 1 Ts 4.1-7). Em primeiro lugar, a santificação é um ato de separação do mundo. Em segundo, ela é um processo cujo propósito é levar o cristão a se tornar semelhante ao nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 8.29). Assim, a santificação busca aperfeiçoar o crente de modo que a imagem de Cristo se reflita plenamente em sua vida (2 Co 7.1; Ef 4.12,13; 5.26). Nesse caso, a santificação bíblica é um processo que abrange pelo menos três estágios: Santificação inicial (posicional), Santificação Progressiva e Glorificação.
Em primeiro. A Santificação inicial (posicional) é um ato de separação do mundo; já fomos separados quando decidimos aceitar a Jesus.
Em segundo. A Santificação progressiva tem propósito de levar o cristão a se tornar semelhante ao nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 8.29).
Em terceiro. A Glorificação, ai vai ser quando nos encontramos, quando teremos novos corpos, novos nomes, será lá na gloria!
2- Três estágios da santificação.
1º) Santificação inicial ou posicional: a santificação do crente inicia com o Novo Nascimento, pois por intermédio do Espírito Santo, o crente é declarado justo diante de Deus, completamente regenerado, declarado sem pecado; trata-se da santificação inicial ou posicional. A salvação em Cristo gera uma mudança de posição instantânea (Jo 5.24; 1 Pe 2.9,10; Cl 1.13; cf. Sl 40.1-3). De maneira simples: mudança de status. (1Co 6.11).
2º) Estágio progressivo da santificação, neste mundo em que o crente se despoja do “velho homem” (livra-se por força, ser violento) e vai se revestindo do “novo homem” até alcançar a perfeita imagem de Cristo (Gl 5.16-18; Ef 4.20- 24,27-30). Olha Mateus 3. 2,8 e 9. Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. (só dizer sou crente não que dizer muita coisa não, preciso lutar para provar que realmente sou).
Esse estágio leva ao último:
3º) A Glorificação. Esse é o momento em que o crente será como Jesus é (Rm 8.29; 1Jo 3.2) e receberá um corpo ressurreto tal qual o do nosso Senhor, por ocasião da sua aparição após a ressurreição (Jo 20.24-29; cf. 1 Ts 4.13-18).
Nesse momento se pudéssemos dizer, nós diríamos: Valeu a pena esperar, Valeu a pena confiar,
E sua vida inteira consagrar a Deus; Valeu a pena obedecer, E por Jesus aqui sofrer
Naquele dia você vai dizer Meu Deus, valeu.
3- O alvo da santificação. Segundo o estudo dos três estágios da santificação, percebemos que o propósito da santificação é tornar o crente perfeitamente coerente com a plenitude do caráter divino (Mt 5.8). Nesse aspecto, todo crente regenerado é chamado por Deus para ouvir, guardar e praticar seus mandamentos, de modo que seja a Santa habitação de Deus (Jo 14.23). Efésios 4. 13 e 14. até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.
A santificação trata-se de um ato, um estado e um processo pelo qual o pecador se envolve tanto com o Deus Santo que se torna Santo igual a Deus.
Distinguir a santidade e a justiça de Deus como atributos inerentes à sua natureza.
III- O JULGAMENTO DO DEUS SANTO
1- O Deus Santo. A Bíblia revela Deus como o Santo de Israel (Is 1.4), com um nome Santo (Is 57.15); os serafins declaram a sua santidade (Is 6.3) e, em santidade, ninguém pode se igualar a Deus (1 Sm 2.2). Desse modo, a Bíblia afirma enfaticamente que Deus é Santo. Assim, Ele é o nosso parâmetro para uma vida de santidade, conforme registra o texto bíblico: “Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo” (Lv 19.2; cf. 1 Pe 1.16). Portanto, à luz da santidade de Deus, somos chamados a ser santos em nossa jornada.
Quando olhamos para os tempos bíblicos vemos a identificação do povo de Deus era uma coisa muito aparente, olhava e já o identificavam. Os espias com Raabe,(Josué 2. 1,2.) Elias por suas vestes (2Reis 1:7-10). Elizeu pela mulher como um Santo Homem de Deus. (2Reis 4:8-32). A mulher no posso, reconhece Jesus. (João 4. 9). Pedro no palácio (Mateus 26. 69 – 73).
Ai eu pergunto: o que foi que mudou? Não precisa responder.
2- Santidade exigida a todos os crentes. A Igreja de Cristo neste mundo é o santuário dedicado ao Senhor (Ef 2.21). Por meio do nosso amado Salvador, o Senhor Jesus Cristo, a Igreja foi santificada para apresentar-se gloriosa, santa e sem defeito diante de Deus (Ef 5.26,27). Por isso, como membros do Corpo de Cristo neste mundo, comprados pelo seu precioso sangue, somos exortados e convocados a andar em santidade (Hb 12.14). Empenhamo-nos a nos consagrarmos a Deus em verdadeira santidade (Rm 12.1)!
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
3- Santidade e justiça de Deus. Biblicamente, a santidade e a justiça são atributos divinos que se relacionam. Como vimos, essa virtude aponta para a essência de Deus, que é totalmente puro, como bem afirma João: “Ele é luz e nEle não há treva alguma” (1 Jo 1.5). Tudo em Deus é santo, puro e verdadeiro. A justiça dele aponta para a sua retidão, para a harmonia de sua justiça com a Lei. Desse modo, compreender a santidade e a justiça de Deus como atributos é importante para reconhecermos que Ele é santo, reto, justo e verdadeiro. E que, por isso, jamais deixará o ser humano impune diante de sua rebelião contra a sua santidade e justiça (Gn 6.12,13).
Nenhum ser humano ficará impune diante da santidade e justiça de Deus. Todos nos somos culpados, se não fosse Jesus para mudar nosso estado, nós estávamos derrotados.
CONCLUSÃO
Na jornada para o Céu, o cristão precisa desenvolver uma consciência da santidade de Deus para que possa tomá-la como o padrão perfeito de vida. Devemos sempre progredir em santidade desde o momento em que iniciamos a vida com Cristo até o final de nossa jornada (1Jo 2.3). Estamos no tempo de ser conscientes de que Deus ama a todos e não deseja que ninguém se perca. Todavia, os que rejeitam uma vida santa e se entregam ao pecado sofrerão a condenação eterna, pois santidade e justiça são atributos de Deus que não se contradizem.
Entretanto, o ser humano é livre para escolher: se deve aceitar ou não.
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