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17 de novembro de 2012

Lição -7- Miqueias – A Importância Da Obediência



Leitura Bíblica: Miquéias 1. 1 – 5; 6. 6 – 8.

Introdução:

A idolatria de Samaria corrompeu o povo. Tirou os seus pensamentos das coisas celestiais. Ocupou o seu tempo com coisas vãs. Pior de tudo, envolveu o povo em falsas religiões que Deus considera abomináveis. Essa idolatria era um dos principais motivos da destruição que Deus trouxe contra o povo no oitavo século a.C.
Sendo compassivo e cheio de misericórdia, o Senhor ofereceu abundantes oportunidades para o povo enxergar o seu erro. Mas o povo rebelde e teimoso continuou, dia após dia, ano após ano, geração após geração, tentando viver sem Deus. Dedicou-se às coisas desta vida: prosperidade material, relações sociais, prazeres passageiros. Deus enviou profetas e usou outros povos e calamidades naturais para alertar o povo às consequências do pecado.
De vez em quando, o povo se arrependia. Pelo menos, mostraram algum remorso e procuraram a ajuda de Deus. Mas não deixou os pensamentos voltar para Deus o bastante para realmente criar dentro deles um novo coração, um coração espiritual. Não tomaram as decisões difíceis de tirar os ídolos e cortar as relações com os adversários de Deus. O Senhor bem descreveu este arrependimento insincero: "Porque o vosso amor é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa" (Oséias 6. 4). Quando se achava em apuros, o povo voltava para Deus para resolver o problema, achando que as bênçãos seriam restauradas imediatamente. (Oséias 5.15 – 6. 3).
O mais que Israel brincava com Deus e com os perigos do pecado, o mais difícil se tornou a possibilidade do arrependimento genuíno (Recomendação: Hebreus 12. 16-17). Quando as correções menores não resolveram o problema deste povo obstinado, Deus preparou um castigo mais severo. Ele queria despertar Israel do sono espiritual.  Deus é capaz e está disposto a perdoar (2 Pedro 3. 9), mas ele não força ninguém a ser salvo (Isaías 59. 1-2). Evitemos o coração cauterizado e ouvidos tapados que levam à destruição (1 Timóteo 4. 2; 2 Timóteo 4. 1-4). Mantenhamos corações sensíveis à verdade salvadora.
I.             O Livro de Miquéias
I.                   Contexto Histórico:
740 a.C Miquéias e Isaias, começaram seus ministérios. 722 a.C Queda de Israel; entre 10 e 20 anos antes do reino do norte, de Israel cair diante da Assíria, Miqueias foi chamado a profetizar para os reinos do norte e do sul. Judá escapou por pouco da destruição pela Assíria em 701 a.C. Exerceu sua atividade durantes os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, isto é, antes e depois da tomada de Samaria em 721 a.C e, talvez até a invasão de Senaquerib em 701 a.C.  foi portanto em parte, contemporâneo de Oséias e por mais tempo de Isaias.
II.               O Autor
Por sua origem camponesa tem semelhanças com Amós, com quem compartilha a aversão pelas grandes cidades, a linguagem concreta e por vezes brutal. O gosto pelas as imagens rápidas e o jogo de palavras. O Profeta Miqueias não deve ser confundido com (Miqueias de Jemla – I Rs.22. 9). Pode ser que alguma tradução traduzam Micaías por Miqueias. Tanto um nome como o outro! Tem o mesmo significado – Hebraico: Quem é semelhante a Jeová, Miquéias era de Moresete Gate, em Judá aproximadamente 30 a 32 Quilometro de Jerusalém, sua cidade natal é mencionada por Jeremias, Jr. 26. 18. Nada sabemos da vida de Miquéias nem como Ele foi Chamado por Deus; mas tinha viva consciência da sua vocação profética e por isso que anuncia com segurança os oráculos de Deus.
Destinatários:
Miqueias profetizou acerca dos reinos do norte e do sul 1. 1, porem uma vez que Ele era do sul e mencionou somente reis sulistas supõe-se em geral que seu ministério fosse principalmente para Judá.
Propósito:
·         Pronunciar o juízo pela continua apostasia e pela observância religiosa não sincera 3. 8 ; 6. 6-7.
Fala de ritos, e nada mais. Ritos religiosos.
·         Demonstrar que a verdadeira fé tem manifestações práticas, tais como a justiça social e a honestidade nos negócios 6. 8.
·         Proclamar os planos supremos de Deus para o seu povo 2. 12 – 13; 7. 11 – 20.
Caracterizas Únicas
·         Miquéias é o único em relação ao numero e precisão de suas profecias:
Ø  A queda do reino do norte (1. 6-7.)
Ø  A invasão de Judá por Senaquerib em 701 a.C (1. 9,12).
Ø  A destruição de Jerusalém e do templo (3. 12).
Ø  O cativeiro Babilônico de Judá (4. 10).
Ø  O retorno de Judá do cativeiro (4.10).
Ø  O nome exato do lugar do nascimento de Cristo (5.2)

·         Ele foi um dos poucos profetas escritos mencionados pelo nome por outro profeta.

Comparação com outros livros da Bíblia
Isaias:
o   Miqueias e Isaias compartilham uma importante passagem paralela. (4.1-3; Is. 2. 2-3).
o   Estes dois contemporâneos podem ter emprestado seus textos de Joel, um profeta anterior (Joel 3 .10), o oposto da mensagem de Miqueias e de Isaias.
o   Ambos os profetas usaram a nudez para enfatizar sua mensagem. (1. 8; Is. 20.2).
o   Ambos falaram de pessoas virem para Israel da Assíria e do Egito (os dois extremos do Oriente Próximo antigo) na era messiânica (7. 12; Is. 19. 23 – 25).
Jeremias:
o   Jeremias, escrevendo mais de um século depois, citou (3. 12; Jr. 26. 18).
o   Ambos falaram de profetas e sacerdotes gananciosos (3. 11; Jr. 6. 13). Bem como de profetas que falsamente prometiam paz (3. 5; Jr. 6.14).
o   Ambos falaram de remanescentes dos israelitas, a quem Deus mostraria Misericórdia (7. 18 – 20; Jr. 23. 3; 44. 28).
Estrutura e mensagem
Trata-se de uma coleção de breves oráculos agrupados em sete capítulos e 105 versículos dividido em três partes principais: na primeira condena os pecados da Samaria e de Judá, principalmente as injustiças praticadas pelos ricos e poderosos que despojavam injustamente os pobres; a segunda começa com um vaticínio sobre a restauração de Jerusalém, sobre a qual virão as nações estrangeiras e das quais esta se libertará; a terceira corresponde a um processo contra Jerusalém devido às suas idolatrias.
O assunto do livro é a Ira divina em relação aos pecados de Samaria e de Jerusalém
Idolatria muitas das vezes é descritas na bíblia hebraica como adultério espiritual, Israel é descrita como a esposa infiel.
Anuncia antecipado o nome exato do lugar do nascimento de Cristo

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