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14 de abril de 2012

ÉFESO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO


LIÇÕES BÍBLICAS  2º  TRIMESTRE  2012 -  AS SETE CARTAS DO APOCALÍPSE – A MENSAGEM FINAL DE CRISTO À IGREJA.

LIÇÃO 3
 INTRODUÇÃO
- Um só desvio de conduta e prática da igreja de Éfeso seria o motivo de não ficar impune, até porque foi ela uma igreja afortunada, porém não conservava mais aquele amor fervoroso e caloroso como era no seu princípio e que muito caracterizou suas experiências de vida cristã. A igreja, seja lá qual for que retrocede o verdadeiro sentido da vida em Deus, que é o amor a Ele e aquilo que lhe pertence, está ela fadada ao fracasso. É como dizia certo escritor: Se tudo que fizermos para Deus não for feito com amor e de coração, passa a ser mero ativismo.
I -  LOCALIZAÇÃO  GEOGRÁFICA DA CIDADE DE ÉFESO E A SUA IMPORTÂNCIA
1 – A cidade de Éfeso
- Éfeso (em grego clássico:  Ἔφεσος; em latim: Ephesus; em turco: Efes) foi uma cidade , cidade grego=romana da Antiguidade situada na costa ocidental da Ásia Menor, próxima à atual Selçuk, Província de Esmirna na Turquia. Foi uma das doze cidades –Liga Jônia durante o período clássico grego. Durante o período romano, foi por muitos anos a segunda maior cidade do Império Romano, apenas atrás de Roma, a capital do império. Tinha uma população de 250 000 habitantes no século I a.C., o que também fazia dela a segunda maior cidade do mundo na época.
2 – Uma cidade célebre
- A cidade era célebre pelo Templo de Ártemis, construído por volta de 550 a.C., uma das Sete Maravilhas do Mundo. O templo foi destruído, juntamente com muitos outros edifícios, em 401 d.C. por uma multidão liderada por São João Crisóstomo.  O imperador Constantino reconstruiu boa parte da cidade e ergueu novos banhos públicos, porém a cidade foi novamente destruída parcialmente por um terremoto, em 614. A importância da cidade como centro comercial diminuiu à medida que o seu porto começou a ser assoreado pelo rio Caístro (Küçük Menderes, em turco). Éfeso foi uma das Sete Igrejas da Ásia citadas no livro bíblico do Apocalipse. O Evangelho de São João pode ter sido escrito na cidade, onde também se encontra um grande cemitério de gladiadores. O sítio arqueológico encontra-se a três quilômetros a sudoeste da cidade de Selçuk, no distrito homônimo da província de Esmirna. Asruínas de Éfeso são um importante ponto turístico internacional da região, que é servida pelo Aeroporto Adnan Menderes e pelo porto de Kusadasi.
- Em Éfeso existia um dos maiores teatros do mundo, com capacidade para 25 mil espectadores de uma população total estimada em cerca de 400 mil a 500 mil habitantes. Era a quinta mais populosa cidade do império. Também em Éfeso surgiram as condições para uma mudança fundamental no pensamento do Ocidente, durante os séculos VII e I a.C. Éfeso e Mileto, também na Ásia Menor, são berços da filosofia. Em 133 a.C., Éfeso foi declarada capital da província romana da Ásia, mas pesquisas arqueológicas revelam que Éfeso já era um centro urbano antes de 1 000 a.C., quando era ocupada pelos Jônios.
3 – Uma cidade de grande influência cultural
- Sua riqueza, contudo, não era apenas material. Nela se destacavam iniciativas culturais como escolas filosóficas; escola de magos e muitas manifestações religiosas, sendo a mais significativa em torno de Ártemis; a deusa do meio ambiente conhecida como Diana pelos romanos, a deusa da fertilidade. É dedicado a Ártemis o maior templo nela encontrado por arqueólogos Austríacos. Ao lado do templo de Ártemis, com 80 metros de comprimento e 50 metros de largura, foram encontrados suntuosos palácios romanos. Outras descobertas incluem uma bela casa de banho, de mármore, com muitos quartos, a magnífica Biblioteca de Celso, a "Catacumba dos Sete Adormecidos", onde foram encontrados centenas de locais de sepultura, e um templo dedicado à adoração ao imperador. Ali havia uma estátua de Domiciano, o imperador que exilou João Evangelista na ilha de Patmos e perseguiu os cristãos. Como é comum em praticamente todas as cidades ao redor do Mediterrâneo, também Éfeso acumulavam em sua tradição traços religiosos orientais, Egípcios, Gregos, Romanos e Judaicos.
4 – Uma cidade ilustre
- O antigo Geógrafo Estrabão, que viveu de 64 a.C. a 25 d.C., descreveu-a como "o maior centro de comércio exterior que havia na Ásia" (Geografia XII, 8 e 5). Os arqueólogos encontraram uma inscrição em pedra (talvez erigida por ordem do imperador), que premiava Éfeso como a "mais ilustre de todas as cidades" da Ásia.
- Nos tempos apostólicos, Éfeso foi uma das cidades do Império Romano onde o Cristianismo mais se difundiu. Paulo de Tarso e João Evangelista pregaram na cidade. A igreja que havia em Éfeso no fim do século I d.C. foi uma das sete igrejas mencionadas no Apocalípse, juntamente com Esmirna, Pérgamo, Sardes, Tiatira, Filadélfia (atual Alaşehir) e Laodiceia no Lico. A cidade também foi sede de dois concílios (o Primeiro e o Segundo Concílio de Éfeso). Nela se localiza ruínas da basílica de São João o Teólogo.
II  –  O APÓSTOLO PAULO E A IGREJA DE ÉFESO
- Quando estava  Já no  final de sua segunda viagem, Paulo deixou Áqüila e Priscila em Éfeso, onde auxiliaram Apolo quanto ao entendimento esclarecedor acerca do caminho do Senhor (Atos 18:18-26). Na terceira viagem, Paulo voltou para Éfeso, onde pregou a palavra de Deus por três anos (Atos 19:1-41; 20:31). Na volta da mesma viagem, passou em Mileto e encontrou-se com os presbíteros de Éfeso (Atos 20:17-38), aproveitou a ocasião e chamando os Anciãos da igreja disse-lhes...  “Olhai por vós mesmo, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes  a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue” (At 20;17,18,28).  Durante os anos na prisão, Paulo escreveu a epístola aos efésios. Também deixou Timóteo em Éfeso para edificar os irmãos (1 Timóteo 1:3).
III –  ELOGIOS E QUALIDADES DA IGREJA DE ÉFESO
1 - Aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro (1):
- Aqui cabe as palavras do meu amigo e ilustre professor, o Evangelista Caramuru Afonso que nos fala sobre Jesus “no meio da igreja”:  A Igreja caracteriza-se pela presença de Jesus em seu meio! “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt.18:20). Logo ao contemplar a visão, o apóstolo João tem a clareza de que Jesus está no meio da Sua Igreja. Entendemos também que esta descrição de Jesus vem de 1:12-13,16,20 e mostra a presciência do Senhor através do conhecimento e a soberania que lhe é peculiar em relação às igrejas. Não somente os crentes em éfeso, mas todos os santos universalmente falando devem sempre estar cônscios da presença de Cristo  no meio de sua igreja, afinal, Ele prometeu (Mt 28:20). O homem das mãos furadas circula  no meio das igrejas, observando o procedimento delas, e pronto para agir quando for necessário. João, na sua visão o ver Ele segurando as sete estrelas demonstrando seu poder e domínio.
2 - Conheço as tuas obra
- A palavra “obras” refere-se aos serviços espirituais que a igreja prestava ao Senhor.  Essa declaração de Jesus também  revela a sua onisciência que só Ele tem, pois sabe e acompanha de perto as nossas atitudes, gestos, palavras e até os nossos pensamentos que quando são ligados ao louvor e exaltação ao seu Santo nome não deixa de ter uma promessa recompensadora (Ap 2:7). Por outro lado, não é por acaso que a igreja de Éfeso era conhecida pelas suas obras, pois perseverava nos trabalhos, ou seja, estava sempre em atividade (Ap 2:2).  Apesar do esfriamento espiritual dessa igreja, Jesus não esconde também a sua postura positiva em meio a tanta idolatria e elogia várias qualidades da igreja em Éfeso:
3 -  A inatividade não prevalecia, pois a igreja de Éfeso era caracterizada pelo trabalho e  persevera  na força da paciência pelo nome de Cristo.
- O Proverbista e Sábio, Salomão, denunciou nos seus escritos a inatividade e deu nome a mesma “preguiça”  e disse que  o tal  que é encontrado nesse mau estado é reprovado por covardia (Pv 21:25; 26:13), por desperdiçamento  (Pv 18:9), por negligenciar oportunidades (Pv 12:27), os deveres (Pv 20:4), por imaginar-se sábio (Pv 26:16) e por indolência (Pv 6:6,9). O Salmista Davi já testemunhava acerca da paciência no Senhor sendo uma das virtudes do crente que confia no seu imenso poder (Sl 40:1-3). Deus quer servos dedicados que não desistem (Tiago 1:4). Jesus falou da importância da perseverança diante de perseguição (Mateus 10:22; veja Romanos 5:3; Tiago 1:12), observando que perseguições causam o amor de muitos a esfriar (Mateus 24:10-13). Devemos perseverar na oração (Atos 1:14; Colossenses 4:2; 1 Timóteo 5:5), na doutrina verdadeira (Atos 2:42; 1 Coríntios 15:1), nas boas obras (Romanos 2:7) e na graça de Deus (Atos 13:43). Na sua perseverança, os efésios suportaram provas e não se desanimaram.
4 -  Colocando à prova os homens fraudulentos
- Certamente os Efésios mantiam os ensinamentos dos seus Pastores que os advertiram a tomar cuidado com os que diziam ser Apóstolos com o pretexto de disseminar heresias no meio da igreja. Os Gnosticistas, principalmente os chefes  Gnósticos, aqueles que o Apóstolo João combateu chamando-os de mentirosos, pois  se intitulavam como “Apóstolos de Cristo” e isso com muita arrogância.  Paulo quando escreveu a igreja de corinto chamou-os de “obreiros fraudulentos” (II  Co 11:13). Já aos Anciãos de éfeso Paulo recomenda que tome cuidado com os tais que não passam de “lobos cruéis que não poupariam o rebanho” (At 20:29).  Assim como esses heréticos foram reprovados pela igreja de Éfeso, nós também precisamos rejeitá-los veementemente em  nosso meio antes que seja tarde demais! O mundo religioso está cheio de pessoas que se dizem profetas e apóstolos. Devem ser avaliadas conforme a palavra de Deus. Pessoas que alegam trazer novas revelações são mentirosas (Gálatas 1:8-9; 1 Coríntios 13:8; Judas 3). Os apóstolos eram testemunhas oculares de Jesus ressuscitado (veja Atos 1:22; 1 Coríntios 15:8-9). Aqueles que se chamam apóstolos, hoje em dia, são falsos mestres. Não devemos suportá-los.
IV  –  AS ADVERTÊNCIAS ENDEREÇADAS A IGREJA DE ÉFESO

1 - Tenho... Contra ti  que deixaste  a tua primeira caridade  (o primeiro amor)
- Observa-se que quanto a questão doutrinária,  a igreja de Éfeso não tinha problemas até porque em meio a tanta idolatria os crentes se mantinham naquilo em que tinham aprendido com os seus mestres, mas na verdade, o que levou aquela igreja ser repreendida pelo Senhor Jesus, foi o abandono ao primeiro amor, ou seja, a parte mais relevante do Cristianismo que se sustenta no segundo mandamento (Mt 23:37-40). Foi justamente esse o assunto dos ensinamentos de Paulo aos efésios quando falou sobre a importância do amor como alicerce da vida do cristão (Efésios 3:17; 4:2,16: 5:2; 6:23). Não devemos distorcer esta advertência para criar um conflito entre o amor e a verdade. Não se pode de hipótese alguma  defender a verdade e desprezar o amor, ou seja, praticar um e se omitir ao outro,mas sim, devemos atentar para o que Paulo falou: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4:15). ALELUIA!
- OBS: Segundo o livro do Pastor Severino Pedro da Silva “Apocalípse, versículo por versículo” (Pág. 31) a expressão “primeiro amor” não significa declínio da fé como pensam alguns, mas, antes, sugere um esfriamento no amor (Mt 24:12). Cerca de trinta anos antes desta carta, a igreja de Éfeso, tinha ardente caridade para com “todos os santos” (Ef 3:18). Paulo chegou até convidá-los a participarem da “...largura, e o cumprimento, e a altura e a profundidade” do amor de Deus, “...que excede todo o entendimento” (Ef 3:18,19). O desaparecimento gradual do amor fraternal no coração do salvo (Mt 24:12). Tem como resultado, o abandono da “primeira caridade”. Pedro disse aos seus leitores: “...sobretudo tende ardente caridade...” (Pe 4:8). Cristo mencionou não menos que 9 (nove) características destacadas e louváveis que achou na igreja de Éfeso. Mas por isso podia desculpá-la de falta de amor. Apesar de qualquer esforço, ou de qualquer grau de sinceridade, gravíssimo é o nosso estado espiritual se nos faltar amor: “...ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria. “...Ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria”. Esta é a grande declaração do Apóstolo Paulo, em I Co 13:3,4). Se o cristão não tem amor, a vida espiritual também não tem sentido. “Nada seria!”. Disse ele!...
2 -   Lembra-te, pois, de onde caíste
-  A igreja em Éfeso estava cometendo um grave erro que era a rejeição do primeiro amor e deveria, assim como o filho pródigo voltar a reconstituição espiritual de onde errou. É bom lembrarmos que não foram as alfarrobas dos porcos que levou o filho pródigo ao arrependimento; foi a lembrança da casa do pai. Para os efésios se arrependerem, teriam que se lembrar da comunhão com Deus que deixaram para trás. Para permanecer fiéis, a presença de Deus precisa ser a coisa mais preciosa na nossa vida. Uma vez que caímos, é necessário desenvolver novamente o amor para com ele.
3 – A necessidade do arrependimento
“... Arrepende-te”
- A única alternativa para os crentes daquela igreja em Éfeso era passar pelo processo do arrependimento reconhecendo o quanto estavam distante daquilo que aprenderam anteriormente. O arrependimento é a mudança de atitude. Quando decidimos deixar o pecado e fazer a vontade de Deus, nós nos arrependemos. O pecador precisa se arrepender antes de ser batizado para perdão dos pecados (Atos 2:38). Não adianta insistir no erro! O cristão que tropeça precisa se arrepender e pedir perdão pelos seus pecados (Atos 8:22). Seja qual a for a igreja, se ela esfriou na fé e prática do amor só lhe resta arrepender-se.
4  - Repudia  as obras dos Nicolaítas, as quais eu também repudio
-  Observa-se que os Nicolaítas são mencionados  somente em duas cartas das sete que são: Éfeso e Pérgamo.  Não se pode descrever que tipo de erro seria ou foi o dos Nicolaítas, só temos informação, de acordo com a carta a igreja de éfeso, que era algo abominável a Deus. Nesse assunto, mais uma vez, os crentes em Éfeso foram elogiados, mas que pena que lhes faltava o mais importante que era o amor! Devemos o mesmo! Não nos associarmos à  tudo aquilo que Deus não se agrada. Devemos ser amigos do bem (Tito 1:8) e detestar o mal (Salmo 97:10).
- Existem muitas especulação referente a palavra “Nicola” quando com raridade ela aparece na bíblia. A palavra “Nicolau” quer dizer “vencedor do povo”, e o termo “Nicolaítas” que vem no superlativo tem quase o mesmo sentido. Nico, é um termo grego que significa conquistar ou subjugar. Laitanes é a palavra grega de onde se deriva nosso vocábulo “leigo”. Nas cartas do Apocalípse, quando é mencionado uma doutrina ou ato de uma pessoa, comumente se usa mencionar  seu nome, por exemplo: “doutrina de Balaão” (Ap 2:14); “o trono de Satanás (v, 24);  “sinagoga de Satanás”;  “toleras Jezabel”, etc. (v, 20). Quanto aos “Nicolaítas”, o estilo muda completamente como pode muito bem ser observado: a frase “as obras dos Nicolaítas” (v, 6), e “doutrina dos Nicolaítas” (v, 15). O presente texto, não diz: “As obras de Nicolau” (a pessoa), nem a “doutrina de Nicolau” (um dos sete). O leitor deve bem observar a frase pluralizada “A obras (dos) Nicolaítas” e “doutrina dos Nicolaítas” Estas expressões referem-se a um grupo e não uma pessoa. Tudo indica que “Nicolaítas” refere-se ao começo da noção de uma ordem sacerdotal na igreja: “clero” e “leigos”. (Apocalípse, versículo por versículo, pág. 32 e 33).
5  -  Quem tem ouvidos, ouça
- O Apóstolo Tiago já dizia que todo homem deve está pronto para ouvir (Tg 1:19). O problema de muitas pessoas é desconhecer a voz do todo-poderoso e muito mais porque só vivem as pressas e nunca tem tempo para Deus em suas vidas.  Temos que parar na encruzilhada da vida e dizermos como disse Samuel: “Fala Senhor que o teu servo ouve...” (Sm 3).   Freqüentemente, Jesus chama os ouvintes a ouvirem a sua mensagem (Mateus 11:5; 13:9,43; etc.). O problema de um coração teimoso se reflete nos ouvidos tapados que recusam ouvir a verdade (Mateus 13:15). Os efésios provaram aqueles que falavam agora eles seriam provados pela maneira de ouvirem.
6  - O Espírito diz às igrejas
 - O Espírito Santo de Deus no seu papel significante faz ecoar a voz eterna na igreja quando assim lhe convém (At 13:1,2). Jesus transmitiu a sua mensagem por meio dos anjos das igrejas (2:1,8,12,18; 3:1,7,14), mas o Espírito, também, participa da revelação (veja 1:4) e da recompensa dos fiéis. Aprendemos também aqui que o Espírito de Deus não somente fala, mas também diz...
7  - Ao vencedor... Árvore da vida... Paraíso de Deus
- A promessa diz respeito àqueles que vencem e só vence os que estão arraigados no amor de Deus  (Ef 5:2).  A recompensa aguarda os vencedores que perseveram no amor e na verdade. Aqueles que desistem, abandonando para sempre o seu amor, não receberão o galardão. Jesus descreve a comunhão com Deus em termos que nos lembram do jardim do Éden. Por causa do pecado, o homem foi expulso do jardim em que Deus andava (Gênesis 3:22-24,8). Aqueles que andam com Deus têm a esperança da vida no paraíso do Senhor.
CONCLUSÃO
- A falta de conservadores da sã doutrina nas igrejas tem causado um esfriamento no meio do povo de Deus tornando muitos crentes “exclusivistas”  e desapegados para com o reino de Deus,  onde não poucos,  que nesse afã demonstram interesses próprios  e distorcendo aquilo que aprenderam desprezam a lição chave da vida que tanto Jesus não só ensinou com palavras, mas em obras, que não é outra se não o “AMOR” . Oremos ao Senhor, para que não caíamos no mesmo erro da igreja de Éfeso que com frieza despreza o amor a Deus e a sua obra.

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM IBOTIRAMA-BA
PRESIDENTE – PR. JOSAPHAT BATISTA
EMAIL: prjosaphat@hotmail.com - PORTAL –  WWW.adibotirama.org


Bibliografia
Bíblia de Estudo Plenitude (ARC)
Livro “Apocalípse, versículo por versículo” de Severino Pedro da Silva
Colaboração do Profº. Caramuru AfonsoApontamentos Teológicos do Auto
Dicionário Português
Comentarista:
- Pastor Josaphat Batista - Credenciado CEADEB 5.651 - CGADB 28.509 - Presidente do Campo da Assembléia de Deus na cidade de Ibotirama-Ba. Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Teologia Convalidado pelo MEC, Membro do CEECRE (Conselho Estadual de Educação e Cultura Religiosa da CEADEB), Diretor da ESTEADI (Escola Teológica da Assembléia de Deus em Ibotirama, Conferencista, Seminaristas, Escritor e fundador dos Congressos EBD no Campo de Camaçari-Ba.
Contatos: (77)3698-3367 (Residência) - (71) 8166-9761 (Tim – Portabilidade)   (77) 8849-3304 – OI -                              prjosaphat@hotmail.com                                                                                   Outros comentários: 






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