Total de visualizações de página

22 de dezembro de 2011

A integridade de um Líder



Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 4º Trimestre de 2011
Neemias - Integridade e coragem em tempos de crises
  • Lição 13 - A integridade de um Líder

    O pastor, como aquele que se...



    Texto Bíblico: Neemias 1.5-11

    INTRODUÇÃO

    I. DEUS ESCOLHE E PREPARA LÍDERES PARA SUA OBRA
    II. AS CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER DE DEUS
    III. A VIDA DEVOCIONAL DO LÍDER DE DEUS


    O PASTOR E SUA VIDA DEVOCIONAL

    Por Leslie E. Welk


    O pastor, como aquele que se espera que ministre aos outros, deve em primeiro lugar e antes de mais nada ser ministrado por Deus. A vida devocional particular do ministro, o tempo gasto com Deus, determinará a verdadeira altura e profundidade de seu ministério.

    Meta admirável para o pastor é receber identificação semelhante à de Pedro e João em Atos 4.13. As multidões maravilhavam-se da ousadia desses homens indoutos e sem cultura, pois “tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus”. Esses líderes espirituais tinham passado tempo com Deus e o demonstravam.
     
    A palavra “devoção” é definida por vocábulos como “consagração”, “dedicação íntima” e “zelo”. De fato, a edição de 1828 do American Dictionary of the English Language (Dicionário Americano da Língua Inglesa), de Noah Webster, define “devoção” em sua maior parte em termos religiosos. Webster descreve-a mais detalhadamente, como “uma atenção solene ao Ser Supremo na adoração; uma rendição do coração e das afeições a Deus, com reverência, fé e piedade, nos deveres religiosos, particularmente na oração e na meditação”. Para todo crente e particularmente para o pastor, devoção significa concentração diária nas Escrituras e na oração. 

    Uma vida devocional disciplinada é assunto inteiramente pessoal, e não ousamos relegá-lo a uma exigência profissional rotineira. Antes de sermos pastores, somos filhos de Deus, individualmente responsáveis e necessitados do alimento espiritual diário. Como pastores, logo percebemos que alimentar o rebanho de Deus requer que primeiro sejamos estudantes diligentes da Palavra. Mesmo assim, uma das maiores armadilhas para o obreiro cristão de tempo integral é permitir que o período dedicado ao estudo pessoal substitua o período devocional particular. Fazê-lo pode ser comparado a passar a semana inteira preparando um banquete para hóspedes convidados, sem ter tempo de se sentar para comer.
     
    A fim de ajudar a diferençar essas duas abordagens à Palavra de Deus, tenho empregado o que denomino “método das duas cadeiras”. De modo característico, a cadeira de minha escrivaninha tem servido de cadeira de estudo, cadeira de conselheiro, cadeira de administrador. Dessa cadeira, pessoas são animadas e sermões são preparados. A cadeira está convenientemente próxima aos livros, bloco de anotações, telefone e computador. Por outro lado, escolhi outra cadeira do meu gabinete, às vezes até um lugar completamente diferente, para hospedar meus períodos devocionais particulares. Cada propósito é distinto, cada lugar distinto. Deslocar-me entre os lugares diferentes me lembra das diferenças entre estudo pessoal e devoções particulares.   

    Reflexão: “Antes de sermos pastores, somos filhos de Deus, individualmente responsáveis e necessitados do alimento espiritual diário.”

    Texto extraído do: “Manual Pastor Pentecostal: Teologia e Práticas Pastorais”, editado pela CPAD.


    Você pode:
        - fazer download desta lição* - 16kb

        * é necessário possuir programa de descompactação. 
          Caso não o tenha, faça o download
    __________________________________________________________________
    Prezado Professor, hoje encerra-se mais um trimestre e um ano letivo de Educação Cristã. Nessa época é inevitável fazermos um exercício retrospectivo e introspectivo sobre a nossa vida e seus objetivos. Então, no findar desse ano, reserve um período de tempo para fazer, em oração, uma análise sobre o que e como você trabalhou na sua classe: Valeu a pena? Houve falhas? A sua metodologia precisa ser revista? Faça esse exercício consigo mesmo e adentre ao novo ano renovado e fortalecido para o desafio ímpar de ensinar a Palavra de Deus aqueles que o Senhor nos tem confiado.  

    Desejamos a todos os Alunos, Professores, Secretárias (os) Superintendentes da E.B.D. e Pastores:

    Um Feliz Natal e um Próspero Ano!


    Setor de Educação Cristã da CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião de maneira clara e objetiva