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21 de janeiro de 2012

Lição 4 - A Prosperidade em o Novo Testamento

Comentário: Pastor Josafá Batista Soares
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM IBOTIRAMA-BA
AvenidaJ.K. Nº 345 – Centro – Cep. 47.520-000
 
PRESIDENTE – PR. JOSAPHAT BATISTA
  
LIÇÕES BÍBLICAS 1º TRIMESTRE 2012
Tema: "A verdadeira Prosperidade"
"A vida Cristã Abundante
"
Lição 4 - A Prosperidade em o Novo Testamento
INTRODUÇÃO
Na dispensação da igreja, se observa em todo o novo testamento que as eventuais bênçãos materiais que nos é concedida por Jesus servirão simplesmente de “meios” ou “recursos” para executarmos a nossa missão como igreja do Senhor aqui na terra, demonstrando que Deus tambem se preocupa com o bem estar físico e social do homem, porem de maneira que não venha a substituir o lugar de Deus na vida do indivíduo.

I – O SIGNIFICADO DA PALAVRA “PROSPERIDADE” NA LÍNGUA ORIGINAL (GREGO) EM QUE FOI ESCRITO O NOVO TESTAMENTO.
- Vamos uma vez transcrevemos aqui o que diz o nosso ilustre professor Ev. Dr. Caramuru Afonso: A palavra "prosperidade" surgirá, então, apenas em o Novo Testamento, em At.19:25, quando é utilizada por Demétrio, ourives da prata que fazia adornos ligados ao culto da deusa Diana, que afirma que daquele ofício ele tirava a sua "prosperidade", tradução da palavra grega "euporia" (???????), cujo significado é "bem-estar financeiro", indicando, aqui sim, uma prosperidade exclusivamente material. Em I Co.16:2, embora tenhamos uma outra palavra, "euodóo" (??????), o sentido aqui também é o de "ganho", de "recurso financeiro". Vemos, pois, que a idéia de "prosperidade", ao longo do texto sagrado, envolve a idéia de "bem-estar", de "sossego", de "tranqüilidade", de "felicidade", que nem sempre tem uma conotação material ou econômico-financeira, como tem sido, de modo distorcido, propagandeado nestes nossos dias tão difíceis, às vésperas da volta de Cristo.

II – JESUS, UM MODELO DE PROSPERIDADE ORIGINAL NO NOVO TESTAMENTO
Vejamos o que o texto de Mateus 21:1-11 nos diz:

- Quando já se aproximavam de Jerusalém, chegaram a Betfagé, junto ao monte das Oliveiras. Jesus enviou dois discípulos, dizendo-lhes: “Ide à aldeia que está em frente de vós e logo encontrareis uma jumenta presa e com ela um jumentinho. Soltai-os e trazei-mos. E, se alguém vos disser alguma coisa, respondereis: 
O Senhor precisa deles, mas logo os devolverá.”  Isto sucedeu para se cumprir o que fora anunciado pelo profeta: 

“Dizei à filha de Sião:
Aí vem o teu Rei, ao teu encontro,
manso e montado num jumentinho,
filho de uma jumenta” (Is 62:11; Zc 9:9).

Os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes ordenara. Trouxeram a jumenta e o jumentinho, puseram as suas capas sobre eles e Jesus sentou-se em cima.  Uma grande multidão estendia as suas capas no caminho; outros cortavam ramos das árvores e espalhavam-nos pelo chão. 
 E todos, quer os que iam à sua frente, quer aqueles que o seguiam, diziam em altos brados:

“Hossana ao Filho de David!
Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor!
Hossana nas alturas!”

 Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou em alvoroço. «Quem é este?» - perguntavam. E a multidão respondia: “É Jesus, o profeta de Nazaré, da Galileia.”

Alguns estudiosos da língua Aramaica chegam a descrever o versículo 11 da seguinte forma: Al-ilah, ó Bendito e Único Sábio, que as Tuas bênçãos cósmicas estejam sempre com todos nós. Louvado sejas Tu pelos profetas e por Jesus, o Messias. Em todos os Teus Nomes Sagrados, que os mistérios da Tua natureza e das Tuas manifestações nos sejam revelados.
- De acordo Deuteronômio capítulo 28, entendemos que a “benção” e “maldição” estavam condicionadas a “obediência” e “desobediência”, sendo assim, o povo de Deus ao obedecer a lei divina seria “bendito” desde a sua entrada e saída, algo que não aconteceria se desobedecessem.
- Na verdade, o que queremos ressaltar com precisão é o termo em que Jesus foi reconhecido ao adentrar na cidade de Jerusalem, “bendito”. Certamente não recebeu esse nome por entrar na cidade santa como milionário, até porque se fosse o caso, entraria Ele em uma condução mais luxuosa da época, porém entrou em um Jumentinho, algo que os líderes religiosos, contraditórios, não conseguiram entender. Então porque a multidão gritava “bendito” para Jesus de Nazaré? Ficamos com um parecer com muita propriedade do professor Cramuru Afonso que diz: Jesus foi aclamado como “bendito”, porque provou sê-lo ao andar fazendo bem e curando a todos os oprimidos do diabo (At.10:38). Nós, como Seus imitadores (I Co.11:1; I Pe.2:21), também devemos nos comportar como Ele Se comportou, andando a fazer bem e a curar a todos os oprimidos do diabo. Assim, provaremos que somos “benditos”, que somos “luz do mundo e sal da terra”. Vemos, pois, que esta bênção primeira discrepa radicalmente do que é ensinado e estimulado pelos “teólogos da prosperidade”, que não falam de “pessoas abençoadas” que “façam bem e curem todos os oprimidos do diabo”, mas, sim, de pessoas que irão possuir muito para seu próprio deleite e regalo, sem se preocupar com o próximo e querendo sempre ganhar e ganhar cada vez mais. Tais “teólogos” estão a querer transformar os salvos em Cristo Jesus no rico da história de rico e Lázaro (Lc.16:19-31) e, que, como aquele rico, acabarão por passar para eternidade sem Deus e sem salvação, por ter amado as riquezas (I Tm.6:10). Que Deus nos guarde!

III – A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE FALSA É DESCARTADA EM O NOVO TESTAMENTO 
Mt 8:20 E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.   Êx 23:11 mas, ao sétimo, a soltarás e deixarás descansar, para que possam comer os pobres do teu povo, e do sobejo comam os animais do campo. Assim farás com a tua vinha e com o teu olival.  João 12:8 Porque os pobres sempre os tendem convosco, mas a mim nem sempre me tendes.   Lc 6:20  E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus.   2 Co 6:10 como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo e possuindo tudo.    Tg 2:5 Ouvi, meus amados irmãos. Porventura, não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam?  Rm 15:26 Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.    Ap 13:16 E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na mão direita ou na testa,  Rm 8:1 Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.

OBS:
 Os doze discípulos - apóstolos eram homens comuns a quem Jesus de Nazaré usou de maneira extraordinária. Pescadores, cobradores de impostos, pastores... O martírio dos apóstolos foi anunciado por Jesus: 

- “Por isso, diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns e perseguirão outros” (Lucas 11.49). 

- “E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. E de todos sereis odiados por causa do meu nome” (Lucas 21.16-17). 

- “Se a mim me perseguiram também vos perseguirão a vós... mas tudo isso vos farão por causa do meu nome” (João 15.19-20). 

- “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos... eles vos entregarão aos sinédrios e vos açoitarão nas suas sinagogas, e sereis conduzidos à presença dos governadores e dos reis, por causa de mim...” (Mateus 10.16-18). 

Urge uma pergunta diante do que lemos: Será que estamos pregando o Evangelho que inclui a possibilidade de sofrimento por amor a Cristo, ou anunciamos somente prosperidade, fartura, longevidade e saúde?  Entedemos que não somos mais do que Cristo e seus Apóstolos, então, não vamos  apresentar  ao mundo um evangelho engessado com o materialismoSerá que poderíamos fazer o que eles fizeram? Será que os atuais fiéis cristãos propagam a mensagem de Jesus de Nazaré da mesma forma que os 12 apóstolos fizeram?

CONCLUSÃO
- Vivamos debaixo da dependência de Deus e vamos depositar o nosso maior desejo nas coisas que são de cima e não das debaixo, terrestre, materiais, efêmeras e corramops a carreira que nos está propostar segundo o escritor aos Hebreus no capítulo 12. Portanto, meus amados irmãos amem ao Senhor de todo o vosso coração, com toda a vossa alma, mente e forças (Mc 12:30). Este deve ser o nosso objetivo primordial na vida de quem é salvo por Cristo Jesus, objetivo esse de ser rico espirutualmente falando e estar satisfeito com as demais coisas que são acrescentadas pelo nosso Senhor que cuida de cada um de nós (Mt 6:33; I Pe 5:7).

Bibliografia:
Bíblia de Estudo Plenitude (ARC)
Apontamentos Teológicos do Autor
Colaboração especial do Ev. Dr. Cramuru Afonso
ComentaristaPastor Josaphat Batista - Credenciado CEADEB 5.651 - CGADB 28.509
Presidente do Campo da Assembléia de Deus na cidade de Ibotirama-Ba. Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Teologia Convalidado pelo MEC, Membro do CEECRE (Conselho Estadual de Educação e Cultura Religiosa), Diretor da ESTEADI (Escola Teológica da Assembléia de Deus em Ibotirama, Conferencista, Seminaristas, Escritor e fundador dos Congressos EBD no Campo de Camaçari-Ba.
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