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10 de dezembro de 2011

O DIA DE ADORAÇÃO E SERVIÇO A DEUS - LIÇÃO 11 CPAD


INTRODUÇÃO
A participação nos trabalhos da igreja, no Domingo, oferece-nos excelentes oportunidades para crescermos espiritualmente. Sendo Domingo o dia do Senhor,  devemos aproveitar todos os ensejos de estar em sua casa. Ao ressussitar no terceiro dia (um domingo) o Senhor Jesus fez seu Shabbat (entrou no seu repouso) após o seu trabalho de redenção. O Repouso da Redenção. Graças à Deus que temos o domingo para O adorar em repouso no Domingo, pois os Judeus no tempo do Holocausto entre os Alemães não tinham esse privilégio. Não se deve esquecer que o amor sendo o cumprimento da lei (Romanos 13:10) não nos isenta de ter a Lei como padrão de vida diante de Deus e dos Homens.

I - PERIGOS QUE PROVOCAM O DESPREZO PELO SAGRADO

1-      Perigo da apostasia e esfriamento
Sempre que o povo de Deus se afasta do seu criador, a obra do Senhor padece certas dificuldades (Ne 13:11). O povo despreza o sagrado, permitindo assim, o esvaziamento do reino (Ne 13:10. Quem tambem sofreu o desprezo dos amigos foi o Apóstolo Paulo, bem na hora em que ele mesmo precisou (II Tm 4:16). O próprio Jesus tambem foi desprezado pelos discípulos quando estava aqui na terra (Mc 14:50) e quanto a nós, devemos ser vigilante para não desprezarmos os servos do Senhor (II T 5:12,13).

2-      Perigo do envolvimento com os incrédulos
Todas as vezes em que vivermos ou andarmos  igual ao mundo, passamos a agir em função dele (II Tm 4:10). Veja que isto sucedeu nos dias de Neemias. Tobias, um inimigo ferrenho do povo de Deus (Ne 2:19) vivia com certas regalias na casa do Senhor, no lugar que era destinado aos Levitas (Ne 13:5). Era um tamanho absurdo, mas sempre tem sido assim com aqueles que se aparenta com os incrédulos (II Co 6:16). Basta lembrar aqui o que fez Acabe quando se aparentou com Jezabel (I Rs 16:31,32). Por isso, tenhamos muito cuidado, pois como disse um certo pregado: “o barco pode entrar na água, mas a água não pode entrar no barco”.

3-      Perigo da ausência do Líder
Não é que tudo isso sucedeu na ausência de Neemias? (Ne 13:6). Há pessoas que aproveitam da ausência do Pastor para fazer coisas erradas (I Co 1:11). A bíblia nos ensina que devemos ser fiéis na presença ou na ausência do pastor (Fl 2:12). Por isso, a presença do líder diante do povo é inprescindível: “E vim a jerusalem, e compreendir o mal que Eliasibe fizera para beneficiar a Tobias, fazendo-lhe uma câmara nos pátios da casa de Deus” (Ne 13:7). O líder deve estar sempre diante das ovelhas (Jo 10:4).

4-      Perigo do desprezo aos mandamentos divino
Deus já havia determinado uma bênção toda especial para seus servos. Os levitas, os sacerdotes da casa de Deus (Nm 18:12-14). Era desta forma que o povo sustentava os escolhodos de Deus para o seviço sacerdotal e eles exerciam seu ministério (Ne 18:19). Entretanto, nos dias de Neemias o povo desprezou o mandamento: “... e entendi que o quinhão dos levitas se lhes não dava; de maneira que os levitas e os cantores, que faziam a obra, tinham fugido cada um para sua terra” (Ne 13:10). A Bíblia Sagrada nos ensina que: “aqueles que, anunciam o evangelho, vivam do evangelho (I Co 9:14).

II – O DIA DA ADORAÇÃO NAS FESTAS
Êxodo 12.1-20; Levítico 23.5-8; Números 28.16-25
1-      Moisés disse ao povo: — Comemorem a *Festa da Páscoa em honra de Deus, no mês de *abibe, pois foi numa noite desse mês que o Senhor, nosso Deus, tirou vocês do Egito.
2-      Vão ao lugar que o Senhor tiver escolhido para nele ser adorado e ali ofereçam em *sacrifício a ele um animal tirado do seu rebanho de ovelhas e do seu gado para a Festa da Páscoa.
3-      Durante a semana da festa não comam pão feito com fermento; comam somente *pão feito sem fermento, pois era assim o pão que vocês comeram quando saíram às pressas do Egito. É esse pão, chamado “pão do sofrimento”, que vocês deverão comer durante a festa, para que nunca esqueçam o dia em que saíram do Egito.
4-      Durante os sete dias da festa ninguém em todo o país deverá ter fermento em casa. E o animal que tiver sido morto no primeiro dia da festa será comido na noite daquele mesmo dia, não devendo sobrar nada para o dia seguinte.
5-      Os animais oferecidos em sacrifício na Páscoa deverão ser mortos em um lugar só, isto é, no lugar de adoração escolhido pelo Senhor, nosso Deus.
6-      Em nenhum outro lugar da terra que Deus lhes está dando, vocês poderão matar os animais. Matem os animais ao pôr do sol, pois foi nessa hora que vocês saíram do Egito.
7-      Cozinhem e comam o animal ali no lugar de adoração escolhido por Deus e na manhã seguinte voltem para casa.
8-      Nos seis dias seguintes só poderá ser comido pão sem fermento. E no sétimo dia haverá uma reunião especial em honra do Senhor, nosso Deus. Nesse dia vocês não trabalharão.
9-      Sete semanas depois de começarem a colher os cereais,
10-  Comemore a Festa da Colheita, em honra do Senhor, nosso Deus. Ofereçam a ele o que quiserem, de acordo com as bênçãos que Deus tiver dado a vocês.
11-  E na presença de Deus, no lugar que ele tiver escolhido para nele ser adorado, todos deverão festejar e se alegrar: vocês, os seus filhos e as suas filhas, os seus escravos e as suas escravas e os *levitas, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que moram nas cidades onde vocês vivem.
12-  Não esqueçam que vocês foram escravos no Egito; obedeçam fielmente a essas leis.
13-  Depois de separarem os cereais da palha e de espremerem todas as uvas, comemorem a *Festa das Barracas durante sete dias.
14-  Todos devem festejar alegremente: vocês, os seus filhos e as suas filhas, os seus escravos e as suas escravas e os *levitas, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que moram nas cidades onde vocês vivem.
15-  Festejem durante sete dias em honra do Senhor, nosso Deus, no lugar que ele tiver escolhido para nele ser adorado. Fiquem contentes e alegres, pois o Senhor lhes dará boas colheitas e abençoará tudo o que vocês fizerem.
16-  São estas as três ocasiões em que todo homem israelita deverá apresentar-se na presença de Deus, no lugar que ele tiver escolhido para nele ser adorado: a *Festa da Páscoa, a *Festa da Colheita e a Festa das Barracas. Que ninguém vá sem levar alguma coisa para oferecer a Deus;
17-  Porém, cada um deve fazer a sua oferta de acordo com as bênçãos que o Senhor, nosso Deus, lhe tiver dado.Cada um deve fazer a sua oferta de acordo com as bênçãos...

III – A COMPLEXIDADE DO DIA DA ADORAÇÃO OU GUARDA DO SÁBADO
(Segundo Prof. João Flávio Martinez).

1–  Na verdade, o  Sábado faz parte de um concerto ou pacto entre Deus e o povo israelita:

“Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações como pacto perpétuo. Entre mim e os filhos de Israel será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério” (Ex.31:16). “Lembra-te (povo hebreu) de que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado” (Dt. 5:15, parênteses do autor).

2 – Antes do concerto do Sinai Deus não ordenou a ninguém que guardasse o Sábado:
“E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida” (Gn.3:17); “Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las”Gl.3:10); “Guardais dias(no caso o Sábado), e meses, e tempos, e anos. Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós” (Gl.4:10-11, parêntesis nosso); “ concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei” (Rm.3:28).

3– Jesus Cristo foi a última pessoa que teve obrigação de guardar a Lei e o Sábado: “mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos”(Gl.4:4-5; Rm. 10:4).

4– O Sábado faz parte da lei e esta foi por Cristo abolida totalmente:
“... e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz”(Cl.2:14); “mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto (a Lei), permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele (a Lei e tudo o que nela está incluído, no nosso caso o Sábado) abolido” (II Cor.3:14). { Grifo do autor}. Os adventistas, para imporem a obrigatoriedade da guarda do Sábado, se valem de argumentos infundados estabelecendo uma distinção entre a Lei Moral e Lei Cerimonial, Lei de Deus e Lei de Moisés, dizendo que a Lei Moral ou lei de Deus se restringe aos 10 mandamentos e continuará para sempre, e que a Lei de Moisés ou Lei cerimonial abrange o Pentateuco escrito por Moisés e foi abolida. Essa distinção é imprópria e inescriturística.
Vejamos:
- “E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés” (Ne.8:1). Observe a expressão “o livro da Lei de Moisés”. Este mesmo livro, denominado de “Lei de Moisés” é, a seguir, assim chamado: “E leram no livro, na Lei de Deus; e declarando e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse”; “E acharam escrito na Lei que o Senhor ordenará, pelo ministério de Moisés, ...”(Ne.8:8; 8:14)

- “Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá”(Mc.7:10). 
Ora, nós sabemos pôr Êx. 20:12 que se trata do quinto mandamento, e, no entanto se diz que “Moisés disse”.

- “Não vos deu Moisés a lei? No entanto nenhum de vós cumpre a lei. Por que procurais matar-me?” (Jo. 7:19).Onde a Lei proíbe o homicídio? Em Êx. 20:13, dentro dos dez mandamentos. O decálogo é chamado por Jesus de Lei de Moisés. O apóstolo Paulo chama o decálogo de Lei; “... pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera” (Rm.7:7). Para o apóstolo Lei mosaica e decálogo eram a mesma coisa. Essa divisão da lei em duas é artificial, sem qualquer apoio bíblico, mas fundamental para impor a guarda do Sábado na doutrina Adventista.

5 – Estamos em um novo concerto muito melhor, fazendo-se necessário à mudança da Lei: “Mas agora alcançou ele (Jesus) ministério tanto mais excelente quanto é mediador de um melhor pacto (aliança ou concerto), o qual está firmado sobre melhores promessas” (Hb. 8:6). {Grifo meu}. Faz-se, aqui, necessário uma explicação sobre o nosso novo concerto e a mudança da Lei. Foi o próprio Cristo que instituiu a nova aliança (Mt.26:28) trazendo assim uma nova concepção da vida espiritual que Deus quer que tenhamos. Isso foi tão profundo que os judeus não entenderam e nem aceitaram. A lei dizia: “olho por olho, e dente por dente”. Jesus disse: “não resistais ao mal; mas se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra” (Mt.5:38-39). A mudança que foi feita não exclui nem um til da lei (Mt.5:18), mas uma concepção mais profunda da mesma. Isso nem os Judeus e muito menos os Adventistas entendem. Quanto ao Sábado, a Lei dizia que deveria ser guardado e santificado (Ex.20:8), mas no novo pacto isso muda e o que tem que ser guardado e santificado é o povo de Deus, não só em um dia da semana, mas nos sete. Isso é pelo fato do Sábado ser feito para o homem e não o homem para ser escravo do Sábado (Mc.2:27-28). Todos os dias para os cristãos têm que ser santo e especial, pois em qualquer um desses dias Jesus pode voltar (Mc.13:32). A nova concepção do Sábado é muito mais profunda do que qualquer sabatista possa querer explicar, pois muitas são as mudanças na visão dessa lei da guarda do Sábado. Em Hebreus (capítulo 4) Jesus é o próprio Sábado e é claro que o Senhor reina em todos os dias. Para a Igreja o Sábado, que era o dia da santificação, tornou-se todos os dias. É uma pena que os Adventistas e sabatistas consagrem apenas um dia para o Senhor, pois A IGREJA DE CRISTO CONSAGRA TODOS OS DIAS PARA O SEU SENHOR.
Explica o seguinte o Dr. G. Archer sobre essa problemática: “...a verdadeira questão é se a ordem sobre o sétimo dia, o Sábado do Senhor, foi transferida (Hb.7:12), no NT, para o primeiro dia da semana, o Domingo, que a igreja em geral honra como o dia do Senhor. De fato, ele é também conhecido como Sábado cristão. O âmago ou cerne da pregação apostólica ao mundo gentio e judaico, a partir do pentecostes era a ressurreição de Jesus (At.2:32). O ressurgimento de Cristo era a comprovação de Deus, perante o mundo, de que o salvador da humanidade havia pago o preço válido e suficiente pelos pecadores e havia superado a maldição da morte. O sacrifício expiatório eficaz de Jesus e sua vitória sobre a maldição da morte introduziu uma nova época ou dispensação da Igreja (Ef.1:10). Assim como a ceia do Senhor(I Cor.11:23-34) substituiu a Páscoa (Mt.26:17-30; Lc.22:7-23), na antiga aliança – “Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento (novo concerto, pacto, aliança)”. A morte de Cristo substituiu o sacrifício de animais no altar (Jo.19:30, Cf. Lv.), o sacerdócio arônico (Êx.28) foi substituído pelo sacerdócio supremo de Jesus “segundo a ordem de Melquisedeque”(Hb.7) e fez com que cada crente se torna-se um sacerdote (Ap.1:5). Também o quarto mandamento, dentre os dez, que pelo menos em parte tinha natureza cerimonial (Cl.2:16-17), deveria ser substituído por outro símbolo, mais apropriado à nova dispensação - O DOMINGO “Dia do Senhor”. (Enciclopédia de Dificuldades Bíblicas, pág. 125)

Explicando Colossenses 2:16
“Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo” (Cl.2:16-17).
Para fugir à evidência de Cl.2:16-17, onde Paulo se refere ao Sábado semanal como integrante das coisas passageiras da Lei que terminaram com a morte de Cristo na cruz, os adventistas costumam argumentar que a palavra “Sábado” não se refere ao sábado semanal, mas aos anuais ou cerimoniais de Lv.23. O que não é verdade, pois os sábados anuais ou cerimoniais já estão incluídos na expressão “dias de festa”. Esta indicação mostra positivamente que a palavra SABBATON, como é usada em Cl.2:16, não pode se referir aos sábados festivos, anuais ou cerimoniais. Sendo assim é difícil para os Adventistas sustentar a sua doutrina sabática, desde que temos visto que o Sábado pode legitimamente ser tido como “sombra” ou símbolo preparatório de bênçãos espirituais e não  dogmas legalistas (vrs. 17).

IV – A ADORAÇÃO AO SENHOR NO DOMINGO
Visto que os cristãos primitivos adoravam juntos, estabeleceram padrões de adoração que diferiam muito dos cultos da sinagoga. Não temos um quadro claro da adoração Cristã primitiva até 150 dC, quando Justino Mártir descreveu os cultos típicos de adoração. Sabemos que a igreja primitiva realizava seus serviços no domingo, o primeiro dia sa semana. Chamavam-no de "o Dia do Senhor" porque foi o dia em que Cristo ressurgiu dos mortos. Os primeiros cristãos reuniam-se no templo em Jerusalém, nas sinagogas, ou nos lares ( At 2.46; 13.14-16; 20.7-8). Alguns estudiosos crêem que a referência aos ensino de Paulo na escola de Tirano (At 19.9) indica que os primitivos cristãos às vezes alugavam prédios de escola ou outras instalações. Não temos prova alguma de que os cristãos tenham construído instalações especial para seus cultos de adoração durante mais de um século após o tempo de Cristo. Onde os cristãos eram perseguidos, reuniam-se em lugares secretos como as catacumbas (túmulos subterrâneos) de Roma.
Crêem os eruditos que os primeiros cristãos adoravam nas noites de domingo, e que seu culto girava em torno da Ceia do Senhor. Mas nalgum  ponto os cristãos começavam a manter dois cultos de adoração no domingo, conforme descreve Justino Mártir - um bem cedo de manhã e outro ao entardecer. As horas eram escolhidas por questão de segredo e para atender às pessoas trabalhadoras que não podiam comparecer aos cultos de adoração durante o dia.

CONCLUSÃO
Os cristãos estão sob uma nova aliança, que requer uma mudança no sacerdócio e, portanto, uma mudança na lei cerimonial.
"Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei." Hebreus 7:12. É óbvio que isto se refere à uma mudança no cerimonial e não na lei moral dos dez mandamentos. O sábado se relaciona tanto à lei moral como à cerimonial. Moralmente ele deve vir após seis dias de trabalho e é obrigatório a todos os homens de todas as idades, pois o sábado era para os homens, e não só para Israel. Marcos 2:27. Cerimonialmente o dia sétimo foi dado a Israel, e assim como o repouso de Israel em Canaã era um tipo de um repouso melhor em Cristo, assim também o dia de sábado deles era tipo de outro sábado para comemorar esse descanso melhor.
A lei cerimonial dada a Israel acabou com a morte e ressurreição de Cristo, o qual realizou um repouso de redenção com um dia para comemorar este repouso. O cristão verdadeiro deve todos os dias adorar a Deus em espírito e em verdade (Jo 4:24). O sábado judeu foi abolido, mas "resta ainda um repouso para o povo de Deus." ALELUIA!


Bibliografia
Bíblia de Estudo Plenitude (ARC) - Apontamentos do autor - Dicionário Língua Portuguesahttp://www.cacp.org.br/adventismo/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=59&cont=1&menu=1&submenu=2 - (Enciclopédia de Dificuldades Bíblicas, pág. 125).Comentarista:
Pastor Josaphat Batista - Credenciado CEADEB 5.651 - CGADB 28.509 - Presidente do Campo da Assembléia de Deus na cidade de Ibotirama-Ba. Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Teologia Convalidado pelo MEC, Membro do CEECRE (Conselho Estadual de Educação e Cultura Religiosa da CEADEB), Diretor da ESTEADI (Escola Teológica da Assembléia de Deus em Ibotirama, Conferencista, Seminaristas, Escritor e fundador dos Congressos EBD no Campo de Camaçari-Ba.
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PRESIDENTE – PR. JOSAPHAT BATISTA
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LIÇÕES BÍBLICAS  4º TRIMESTRE  2011 -  MOVIMENTO PENTECOSTAL
COMANDO OPERACIONAL – PB. CARLOS ALBERTO

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