Nome: Neemias – Significado em hebraico –
Jeová Consola, Conforta
Há muito tempo este livro tem estado ligado ao nome de Esdras na tradição
hebraico-cristã. Seus estreitos laços com os livros de 1 e 2 Crônicas em
estilo, linguagem, aspecto e propósito apontam para uma obra que
originalmente incluía Crônicas, Esdras e Neemias. O fato de Crônicas ter estado
inicialmente como o primeiro livro da série pode ser observado pela repetição
dos versos finais de 2 Crônicas no início do livro de Esdras. Provavelmente, os
livros de Crônicas foram mais tarde colocados em último lugar em virtude de
terem sido aceitos posteriormente pela comunidade judaica. Outros arranjos
diferentes são evidentes na Septuaginta,
como parte de Neemias 8 ter sido transferido para acompanhar Esdras 10.2. A
natureza composta dessas obras, e sua grande semelhança têm dado ao autor ou
editor o nome de “Cronista”. O Talmulde (Baba Bathra 15ª) considera Esdras como
o autor principal e Neemias, seu contemporâneo, como aquele que completou os
registros.
Antecedentes
Históricos:
Quando Neemias chega a Jerusalém,
(provavelmente por volta de 445, a.C). Ele percebeu que nada poderia ser feito
para reconstruir a cidade e torná-la segura enquanto os muros não fossem
reconstruídos.
preservação da santidade do templo,
mandando expulsar Tobias e lançando fora toda a mobília que ele possuía em uma
sala nos átrios do templo cedida pelo sumo sacerdote Eliasib (Ne. 13. 7-8).
Igualmente o afastou dos serviços do templo os sacerdotes que tinham contraído
casamento com mulheres pagãs. Contendi
com eles, e os amaldiçoei; espanquei alguns deles e, arrancando-lhes os
cabelos, os fiz jurar por Deus, e lhes disse: Não darei vossas filhas a seus
filhos, e não tomareis suas filhas para vossos filhos, nem para vós mesmos. Não
pecou nisso Salomão, rei de Israel? Entre muitas nações não havia rei
semelhante a ele, e ele era amado de seu Deus, e Deus o constituiu rei sobre
todo o Israel. Contudo mesmo a ele as mulheres estrangeiras o fizeram pecar. O
ultimo ato Público que dEle se registra foi o emprego de grandes esforços para
restaurar o sábado como dia santificado paras os Israelitas.
O
livro de Neemias: Chave:
Restauração.
Samuel da Silva –
Vice-superintendente e Professor da Escola Bíblica Dominical – Igreja
Assembléia de Deus. Camaçari – Ba.
Data do nascimento:
por volta de 480 a.C.
Local de nascimento:
Susã (antiga capital de Elam), Pérsia;
Nacionalidade:
israelita, nascido na Pérsia;
Ocupação: copeiro de
rei (Artaxerxes, um cargo de confiança do rei (Ne 1.11; Gn 40.21).
O
autor – Neemias / Esdras
Homem de personalidade forte, que não
tinha dó de quem se impor-se ao sentimento que Deus colocou em seu coração,
De fato
Neemias se tornou um homem duro, franco, colérico, rijo, indócil, que não tinha
medo de desafios e achava mais fácil fazer do que mandar, e Neemias estava com
tanta convicção do que tinha pra fazer, que as pessoas se assustavam ao vê-lo
com tamanha empolgação nos projetos.
Mas isso
tudo não foi obstáculo no serviço do palácio, nem pra ter tamanha intimidade e
respeito, que quando Ele coloca a situação da cidade de seus pais perante o
rei, a rainha se preocupa com o seu retorno mostrando que Ele era uma pessoa
querida no palácio.
Segundo alguns
teólogos, a função de Neemias ia alem de servi a mesa do rei, Ele era um tipo
de conselheiro, um tipo de primeiro ministro, daí a importância dEle.
Filho de Azbuque, (Azboq, Hacalias), da tribo
de Judá, e provavelmente da casa de Davi. Aparece primeira vez em Susã, o
principal palácio dos reis da Pérsia, onde exercia o cargo de copeiro de
Artaxerxes Longímano, cuja madrasta era Ester. Por volta de 445 a.c. houve dois reis Artaxerxes, embora a maioria
dos estudiosos acredite que Neemias viveu durante o reinado do primeiro, de 465
a 424. a.C.
Veio Hanani, um de seus irmãos, que havia
chefiado uma caravana de Judeus, com Ele alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos
judeus que tinham escapados, e acerca de Jerusalém.
Eles me responderam: Os restantes que
ficaram na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado
o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo. Bem, depois de os
Persas terem vencido os Babilônicos.
Com a ascensão do império medo persa
no ano 536 a.C. o rei Ciro instigado por Deus, permite que um grupo de judeus
retorne a Jerusalém a fim de reconstruir os muros da cidade e reerguer o Santo
Templo. Dn. 8. 3. Ed. 1. 1.
Os judeus depois de terem passados
quase cem anos na sua terra natal, conseguiram reerguer o templo e edifica o
culto ao Deus de Israel.
Há muito tempo este livro tem estado ligado ao nome de Esdras na tradição
hebraico-cristã. Seus estreitos laços com os livros de 1 e 2 Crônicas em
estilo, linguagem, aspecto e propósito apontam para uma obra que
originalmente incluía Crônicas, Esdras e Neemias. O fato de Crônicas ter estado
inicialmente como o primeiro livro da série pode ser observado pela repetição
dos versos finais de 2 Crônicas no início do livro de Esdras. Provavelmente, os
livros de Crônicas foram mais tarde colocados em último lugar em virtude de
terem sido aceitos posteriormente pela comunidade judaica. Outros arranjos
diferentes são evidentes na Septuaginta,
como parte de Neemias 8 ter sido transferido para acompanhar Esdras 10.2. A
natureza composta dessas obras, e sua grande semelhança têm dado ao autor ou
editor o nome de “Cronista”. O Talmulde (Baba Bathra 15ª) considera Esdras como
o autor principal e Neemias, seu contemporâneo, como aquele que completou os
registros.
O fato de Neemias ter feito intenso uso de memórias pessoais torna-o, com
toda certeza, um substancial autor do material que agora leva seu nome. Esse
material vem de um documento muito parecido com um diário pessoal. Alguns
acreditam que ele nunca teve a intenção de publicá-lo, por ter registrado os
eventos e as emoções a eles associados de forma muito franca e cheia de vida.
Essas observações feitas em primeira mão são tremendamente importantes para
lançar alguma luz sobre a história política dos judeus durante o período persa.
Por causa da deliberada desobediência ao Senhor o reino do norte
formado por dez tribos, foi destruído pela Assíria que, para humilhar ainda
mais os filhos de Israel, levou-os cativos a Mesopotâmia. Isso aconteceu por
volta de 722 a.C. em 586 a.C. foi a vez do reino do sul. Veio Nabucodonosor contra
Jerusalém, deitou por terra o Santo Templo e derribou os muros da Cidade Santa.
Em seguida levou os filhos de Judá cativos a babilônia, onde permaneceriam 70
anos. Jr. 25. 11.
Desde o ano de 625 a.C. até poucos anos
depois que Judá deixou de ser um estado, no ano de 586 a.C. Mais de cinqüenta
nos de apostasia religiosa sob o reinado de Manassés foram finalmente seguidos
de uma reforma religiosa no governo de Josias. (621-607) a.C.). Jeremias apoiou
a reforma com entusiasmo até perceber que o coração do povo não mudava. Dois
anos após a morte de Josias, a batalha de Carquemis (605 a.C.) consolidou o
domínio babilônico sobre a Ásia Ocidental. A partir daí, Jeremias defendeu a
submissão a Babilônia, porém não teve êxito. Por causa da administração dos
últimos quatro reis de Judá, dos vinte e um anos de apostasia religiosa e
fraqueza política, tornou-se inevitável a queda de Jerusalém no ano de 586 a.C.
e o conseqüente exílio.
As angustiosas circunstâncias sob as
quais Jeremias trabalhava e a extraordinária extensão com que a idolatria
tomara o lugar da religião revelada em Judá. A angústia espiritual de Jeremias
é causada por esta apostasia. Contudo, não era ele um homem pessimista. Era,
essencialmente, guerreiro de Deus, porém um guerreiro que também exercia as
funções de atalaia e testemunha. Nos oráculos de Jeremias, Deus, o Governante
moral do mundo, é o Deus das alianças de Israel. Por meio de Israel, procurou
atingir fins morais. Em realidade, o adultério, pelo assim dizer, do reino
setentrional com os baalins obrigou Deus a dar-lhe carta de divórcio, ou seja,
mandá-lo para o exílio. Judá, o reino meridional, não tirou proveito da
experiência de Israel. Na verdade, superou a Israel na prática de impurezas
sexuais, a despeito de rejeitar as acusações de infidelidade religiosa.
Portanto, Deus teve de castigá-la.
O arrependimento poderia ter suspenso o processo de divórcio
(exílio), apesar de seus adultérios, visto como a graça divina é imensa.
Todavia, tão arraigada estava a imoralidade em Judá que a nação não era capaz
de corrigir-se moralmente. Aos poucos foram desaparecendo as virtudes sociais.
Nem os sacrifícios nem os ritos poderiam substituir o arrependimento e a
justiça. A espantosa pecaminosidade de Judá significava que o pecado devia ser
congênito, por conseguinte, não tinha capacidade moral. Esse pecado nascia de
uma natureza pecaminosa. O juízo e o exílio eram inevitáveis. Porém o exílio
não era a última palavra.
A missão
de Neemias.
A obra precípua de Neemias era de
reconstruir as muralhas e fortificar a cidade. Por causa dos povos inimigos que
viviam em redor. Esdras chegou à cidade 13 anos antes de Neemias, mas Esdras
era somente um sacerdote.
Neemias um governador civil com
autoridade do rei. O intrépido Neemias não se conformou com os inimigos fora,
nem com o pecado dentro, Quando Sambalate (um persa nomeado governador de
Samaria), ouviu que edificávamos o muro, ardeu em ira, indignou-se muito e
escarneceu dos judeus; E falou na presença de seus irmãos e do exército de
Samaria, dizendo: Que fazem estes fracos judeus? Fortificar-se-ão? Oferecerão
sacrifícios? Acabarão a obra num só dia? Vivificarão dos montões de pó as
pedras que foram queimadas? Ora, estava ao lado dele Tobias, o amonita, (o seu
nome leva a entender que Ele tinha alguma ligação com o povo judeu,
possivelmente era praticante no culto, mas mostrou-se que não era amigo dos
judeus), que disse: Ainda que edifiquem, vindo uma raposa derrubará o seu muro
de pedra. Neemias não se entristece, e vai orar: Ouve, ó nosso Deus, pois somos
tão desprezados; faze recair o opróbrio deles sobre as suas cabeças, e faze com
que eles sejam um despojo numa terra de cativeiro.
Não cubras a sua iniqüidade, e não se risque
de diante de ti o seu pecado, pois que te provocaram à ira na presença dos
edificadores.
Os dois, Esdras e Neemias trabalhavam juntos
para os cultos ao verdadeiro Deus, em Jerusalém.
Os primeiros passos que Neemias deu
quando chegou à cidade de seus pais, foi examinar particularmente as arruinadas
fortalezas, e prepara o plano para a reedificação das muralhas, tornando se
necessário essa medida por causa da agitação que grassava nas províncias
vizinhas. Porquanto, durante o governo dos persas, havia freqüentes guerras
entre as províncias do império, não dando o governo central grande importância
a essas perturbações, desde que os tributos não deixassem de ser devidamente
pagos. Era tal o entusiasmo de Neemias que, levou todo povo a empregar toda
suas energias na reedificação dos muros. Foi uma grande obra, que realizou em
dois meses, não obstante a oposição, ora aberta, ora secreta, dos governadores
das províncias de Samaria. As maquinações de Sanabalat (Samballat) e de Tobias
(Tobiyyah) foram de tal ordem que Neemias foi chamado à corte da Pérsia (ou
talvez tivesse terminado sua licença; cf. 2. 6; 13. 6). Todavia no fim de sete anos
– o intervalo entre os capítulos 6 e 7 – voltou Neemias a Jerusalém, para
reparar o templo e proceder à cerimônia da dedicação dos muros. Na sua segunda
visita mandou preparar portas, determinando quando deveriam abrir e fechar. Mas
um assunto, mas importante era encher a cidade quase vazia e desolada, de nova
população. E realizou isto, mandando retirar, para a cidade, das povoações
próximas, uma família em cada dez. também fez uma enumeração do povo, e
estabeleceu que os judeus fossem instruídos na lei; reuniu grandes quantias
para a reparação do templo e manutenção dos serviços religiosos (Ne. 7 – 8);
fez suspender as cobranças de dividas pelos o nobres, a usura dos ricos, e a
vendas de muitos dos seu infelizes contemporâneos como escravos (Ne. 5); impôs
obrigações ao povo por meio de um pacto solene (Ne. 9); insistiu na
Acha se no Canon hebraico unido ao de
Esdras. O templo tinha sido reedificado durante o governo de Esdras, mas as
portas e as muralhas da cidade ainda ficavam em ruínas. Com o livro de Neemias
finda a historia do Antigo Testamento.
O cativeiro foi no tempo dos Assírios
e Babilônicos, mas a restauração foi no tempo do império da Pérsia.
Propósito, Demonstrar aos
remanescentes de Israel o favor de Deus através de Neemias e Esdras na terceira
etapa da restauração pós-exílica.
Suas divisões:
I.
Chegada a Jerusalém,
(Ne. 1.1 – 2.20)
II.
A reconstrução das muralhas de
Jerusalém, (Ne. 1 a 6).
III.
Renovação da
aliança,( Ne. 7.73 – 10.39)
IV.
Registro dos
retornaram,( Ne. 7.5-72)
V.
O grande avivamento e a restauração do
culto, (Ne. 7 a 12).
VI.
Censo de Jerusalém e da vizinhança, (Ne.11.1-36)
VII.
Relação dos
sacerdotes e levitas,(Ne.12.1-26)
VIII.
Consagração do muro,
(Ne.12.27-47)
IX.
A correção dos abusos, (Ne. 13).
Um Estudo dos Tipos:
I.
A
reconstrução dos muros de Jerusalém considera como um tipo de crescimento do
reino de Deus na terra.
a). Os
muros derrubados (1, 3) podem tipificar defesas debilitadas do reino de Deus na
terra.
b). A
temporada preliminar de jejum e oração (1. 4-11) pode ser tipo de atitude
mental que deve preceder a todos os grandes empreendimentos espirituais.
c). O
sacrifício de Neemias de um importante posto pelo bem da causa (2. 5) pode ser
um tipo de serviço sacrificial sempre necessário quando se leva a cabo uma
grande obra.
d). A
inspeção da cidade a noite (2. 15,16) pode tipificar a necessidade de enfrentar
os fatos antes de começar os trabalho construtivo.
e). A
busca de cooperação (2. 17,18) pode ser tipo de um elemento essencial em toda
obra bem sucedida.
f). O
recrutamento de todas as classes (cap. 3.) pode ser tipo da importância de uma
organização completa.
II. Podemos empregar
mesmos métodos para vencer obstáculos na obra espiritual.
a). O
escárnio (2. 19) vencido pela confiança em Deus (2. 20).
b). A
ira e o desprezo (4. 3) vencida pela a oração e pelo trabalho árduo (4. 4-6).
c). A
conspiração (4. 7-8) vencida pela vigilância e a oração (4. 9).
d). O
desânimo dos amigos (4. 10-12) vencido com uma coragem constante (4. 13-14).
e). A
ganância egoísta (5. 1-5) vencida pela repreensão e pelo exemplo de abnegação
(5. 6-17)
f). A
obra foi concluída, e os inimigos ficaram perplexo pelo constante esforço (6.
1-15)
III Eventos Finais.
a). Repetição
e exposição da lei da lei divina. (cap. 8)
b). A
confissão dos sacerdotes e dos levitas e a confirmação da aliança. (caps. 9-10)
c). A
chamada do povo para habitar em Jerusalém. (cap. 11)
d). A
dedicação do muro. (cap.12)
e). As
reformas sociais e religiosas. (cap. 13)
Comentário:
O Livro de
Neemias leva-nos uma lição quando ao sacrifício, à oração e à tenacidade.
Neemias, o personagem principal, renunciou a um cargo de responsabilidade e bem
remunerado perante o rei da Pérsia, no ano de 445 a.C., a fim de construir os
muros de Jerusalém e congregar os judeus como nação (1. 1 – 3. 32). Seus
trabalhos provocaram a intensa oposição de homens poderosos, mas Neemias se
sobrepôs às ameaças, adotando sábias medidas defensivas (4:1-23). Solucionou a
falta de unidade interna enfrentando o problema mediante exemplo pessoal digno
(5:1-19), e resolveu as acusações falsas mediante discernimento e coragem
(6:1-14).
Terminada a reconstrução dos muros,
tomou medidas para que a cidade estivesse plenamente habitada (6:15 - 7:73),
mas, acima de tudo, tomou providências para que Esdras lesse a lei a fim de que
o povo pudesse reger sua vida por ela (8:1-18). Ele e o povo confessaram os
pecados nacionais, buscaram o perdão divino, e renovaram a aliança com Deus
(9:1 - 10:39). Foi trazida gente da cidade, fizeram-se preparativos para os
cultos de adoração, e os muros foram consagrados (11:1 - 12:47). Mas com o
decorrer dos anos, o fervor do povo começou a declinar, e Neemias viu-se
forçado a introduzir novas reformas, mesmo em face da oposição. (13:1-31).
O livro mostra a necessidade da oração
e de uma atitude firme na obra de Deus. As orações de Neemias constituem um
excelente exemplo.
Conclusão:
Os eventos de Neemias abrangeram onze
anos.
Embora tenha enfrentado forte oposição
dos samaritanos e dos judeus libertários que se ressentiram com o novo
governador, Ele completou os muros em 52 dias com ajuda de judeus fiéis e os
guardas a postos nos portões.
Com as leis determinadas por Neemias à
situação econômica que era terrível foi estabilizada, e com os conselhos de
Esdras decretou uma legislação que elevou em muito o padrão moral da comunidade
A fim de aumentar a população da
cidade, Ele ordenou que um a cada dez judeus em Judá, fosse viver em Jerusalém.
Com a sua volta a Pérsia, por volta de
433 a.C. e permanência de 1 ano, Tobias o amonita, (descendente de Amon, filho
da conseqüência do porre de Ló, que bebeu e engravidou sua filhas). Veio a
ocupar uma área sagrada no templo, coisa que nenhum gentio tinha permissão para
ocupá-la, Neemias quando retorna o expulsa.
Um líder diferenciado providenciou os
meios animou traçou o plano e meteu a mão na obra.
É a prova cabal de que Deus sempre
cumpre o que diz, pode levar pouco tempo como também muito tempo
Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa.
Porventura, tendo ele dito, não o fará? Ou, havendo falado, não o cumprirá? (, Nm. 23. 19).
Fontes: J. Stafford
Wright Licenciado em Teologia - bíblia digital
Livro: Todos os Personagens da bíblia de A a Z –
RICHARD R. LOSCH
Dicionário Bíblico: João B. Ribeiro Santos.
Pequena Enciclopédia Bíblica – Orlando Boyer
Bíblia de Estudo Thompson
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