Total de visualizações de página

27 de agosto de 2011

““ Quando a igreja de Cristo vai verdadeiramente acordar? ””


A igreja de Cristo, embora seja dEle pelo que diz as sagradas escritura, está precisando acordar para ver as armadilhas que o adversário dela está tramando e envolvendo-a nesses últimos dias, temos sido envolvidos pela onda gospel e que tudo ficou normal, o impacto que deveríamos fazer, na verdade, temos sofridos. Estamos andando por um caminho chamado de estreito, mas de estreito nada tem, então se usamos as insígnias de Cristo! Que tal imitá-lo?
 
Quando a igreja de Cristo vai verdadeiramente acordar?
Disse-lhe Jesus em Mateus 23. 23. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas. Eu não quero aqui dissertar sobre o assunto Dizimo! E sim, do que é mais importante! As questões, mas importante na Torá: justiça, misericórdia e fidelidade. Yeshua parece está fazendo uma alusão a Miqueias 6. 8. “(...) que é que o Senhor pede ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com seu Deus”. Estas são coisas para as quais vocês devem atentar com diligencia, sem negligenciar as outras! Jesus claramente sustenta que se deve respeitar até os pequenos detalhes da Lei. Aqueles que encorajam os judeus messiânicos a parar de observar a Torá ignoram esse conselho: Mt. 5. 17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Se observarmos com atenção, entenderemos que Jesus não tinha a menor intenção de facilitar as coisas pra o homem, o que tinha de santo, de pura e imaculada era a lei! E ela era o meio que Deus promoveu pra que os homens tivessem o caminho de volta pra Deus, era por ela que o homem tornava-se para Deus, então logo entendemos que se Ele assim tivesse feito “abolindo” a Lei Ele não estaria indo contra o próprio Deus? E o próprio Jesus disse: Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. Mt.12. 25, Então observemos com atenção: Não penseis que vim destruir (abolir) a lei (Torá) ou os profetas; não vim abolir, mas cumprir. Yeshua dá entender aqui que Ele veio melhorar, concertar, completar e da valor à Torá. Para tornar pleno seu significado.

 Primeiro Jesus “cumprindo” a Torá significaria que seria desnecessário que as pessoas cumprissem agora. Mas não existe lógica na proposição de que o fato de Jesus obedecer a Torá elimina nossa necessidade de obedecer-la. De fato, Sha`ul (Paulo), cujo objetivo em sua carta aos romanos é estabelecer “a obediência da fé” em Yeshua (Jesus), ensina que essa fé não abole a Lei (Torá), mas a confirma (Rm 1. 5; 3. 31)
                Segundo, com a mesma falta de lógica, Jesus “cumprir” os profetas parece implicar que nenhuma profecia do Tanakh (Velho Testamento) permanece para os judeus. Mas as promessas da bíblia hebraica para os judeus não são abolidas em nome de ser “cumpridas em Yeshua”. Em vez disso, o cumprimento em Jesus é uma certeza a, mas de que tudo o que Deus prometeu aos judeus vai acontecer. 2 Co. 1. 20 Pois, tantas quantas forem às promessas de Deus, nele está o sim; portanto é por ele o amém, para glória de Deus por nosso intermédio.

È verdade que Jesus manteve perfeita a Torá e cumpriu as previsões dos profetas, mas essa não é a questão aqui. Jesus não veio para abolir, mas para “cumprir” (plêrôsai) o significado que a Torá e as exigências éticas dos profetas exigem. Assim, Ele veio completar nossa compreensão da Torá (Lei) e dos Profetas para que possamos tentar de modo, mas eficiente ser e fazer o que eles dizem que devemos ser e fazer. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. Três modos nos quais a Lei e os profetas permanecem necessários, aplicáveis e fortalecidos. A justiça, a misericórdia e a fé. São os três modos nos quais a Lei e os profetas permanecem necessários, aplicáveis e fortalecidos.
A escritora anglicana Brigid Younghughes disse:
““ (...) não vim ab-rogar, mas cumprir. ’ e certamente ` cumprir ’ significa completar, no sentido de trazer a perfeição e não como os cristãos freqüentemente tem interpretado, tornar absoleto; cumprir  de tal modo que aperfeiçoe uma fundação sobre a qual será construído posteriormente” (Cristianity ´s Jewish Heritage [Herança  do Cristianismo Judaico], West Sussex: Angel Press, 1988, p. 8).
               
Não obstante, a questão principal aqui é que alguém deveria adequadamente organizar suas prioridades para viver uma vida que agrada a Deus.
2 Co. 3. 6. o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. O tema controlador da carta de Paulo é exatamente esse: o ministério do novo concerto. O antigo concerto é a lei de Moisés, que governou o relacionamento entre cada geração de Israelitas e o Senhor. Paulo demonstrou, em romanos 4 – 5, que a Lei nunca pretendeu ser caminho para salvação, mesmo que Israel estivesse inclinada a encará-la desta maneira. Assim, Jeremias predisse um dia em que o Senhor realizaria um novo concerto com Israel, diferente, em essência, do antigo, no sentido de que oferece ao povo de Deus tanto o perdão quanto um novo coração. Os padrões morais de Deus, registrados em pedra no Sinai, seriam então gravados nos corações de seu povo. Na era do Novo Concerto os homens reagiria não à exigência externa (de fora), mas sim aos estímulos internos (de dentro), do Espírito à Devoção. Paulo usou a linguagem do Novo concerto, ao descrever os coríntios como uma “carta de Cristo” no capitulo 3. Verso 3. Ele prossegue para explorara ainda mais as diferenças entre o Antigo Concerto e o novo. No Novo Concerto, é o campo do Espírito. O Antigo Concerto, o campo da Letra. O Espírito vivifica; a letra mata. Mas o que Paulo quer dizer com a letra, gramma? Tanto o Antigo como o Novo Concerto são revelações divinas. Ambos, corretamente interpretados, invocam a fé e convidam aqueles que ouvem a confiar em Deus para a salvação. Mas Israel deixou de entender esta mensagem de salvação, vendo somente a letra da lei. Ao tratar do Antigo Testamento como letra, como palavra que pretende invocar o esforço próprio em vez de fé, a nação de Israel foi morta, em vez de vivificada. Mas agora abordado as mesmas Escrituras no Espírito, o Crente descobre que a lei aponta para alguém que viria mais adiante,  para Cristo, e invoca a completa confiança da graça de Deus que constituiu a fé salvadora. Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; mas não quereis vir a mim para terdes vida! João 5. 39, 40.

Observemos a parábola do bom samaritano: LUCAS 10. 25 - 37. E eis que se levantou certo doutor da lei e, para experimentá-lo, disse: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?  Perguntou-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como lês tu?  Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.  Tornou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás.   Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo?  Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.  Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo.  De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo.  Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele.  No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar.
 Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe, pois, Jesus: Vai, e faze tu o mesmo. Depois que o doutor da lei demonstra que entendeu o que era importante com seus próprios lábios, Jesus então manda que Ele faça o mesmo, pra que? Por que Jesus estava falando com um doutor da lei, e, que foi a Jesus com o intento de por a prova, mostrava realmente que o que tinha de mais importante na Lei estava esquecido por eles os conhecedores da lei.         Este texto muito me alegra por que ele me deixa sem dúvidas.

Em algumas mensagens de pessoas que não querem seguir regras e ordens, com freqüência ouvimos a falar que hoje estamos no tempo da graça, e por isso inventam argumentos contraditórios, que dá vontade de suprimir da bíblia, “o velho testamento”, com que hoje nós não precisássemos dele, como Jesus respondeu ao doutor da lei? A pergunta dele foi “Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” e a resposta de Jesus foi: Que está escrito na lei? Como lês tu?; Tornou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás, Jesus disse que para viver eternamente tinha de observar a lei, ele já tinha encontrado com Jesus, primeiro passo, agora observar o que dá sentido a vida, que era obedecer a lei e os profetas, e o rei Salomão já tinha deixado claro: Eclesiastes 12. 13. Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem. Algumas pessoas pegam algumas passagens bíblicas e traduzem ao ser bel prazer sem fazer nenhuma força pra tentar entender o que Deus realmente quer de nós, agora eu fico pensando, “prega-se bastante sobre um assunto como importante e, o que é realmente importante tem-se esquecido, os valores estão invertidos! Se for falar de identidade; combatem com o legalismo aponto de dizer que quem segue a Cristo, mas segue de uma forma que demonstra regras, como confissão de fé, fazendo uma exposição do que segui, diz que você está debaixo de maldição, dizendo que hoje estamos na graça e não na lei. E às vezes eu pergunto: o que é mais fácil seguir: lei ou graça? A Lei condenava apenas o ato, a graça o pensamento. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mt. 5. 28.  Se o próprio Jesus falou assim! Por que eu deveria pensar e agir diferente disso? Estamos quase como disse o apóstolo Paulo a Timóteo: Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. II Tm. 4. 3,4.
               
                Um doutor da lei, no grego, “nomikos”, o qual seria considerado um “advogado” no contexto não-judaico, aqui significa um especialista na lei judaica, incluindo tanto a Torá Escrita quanto Oral.
Observando o texto de Lucas 10. 25 – 37. Na visão de Mateus 23. 23. Observando a figura do sacerdote vemos que este vem da mesma origem, Jesus disse que era pra fazer o que estava escrito sem desprezar a justiça e a misericórdia e fé, pois é assim que disse os profetas, vemos que se analisarmos o comportamento desse sacerdote com os que estamos contemplando nos dias atuais, a preocupação com os excluídos está cada vez mais sendo escassos. A preocupação tem sido com o que podemos dá, pra chamada “obra de Deus”, “casa de Deus”. E a obra de Deus verdadeiramente tem sido esquecida a ponto de não se importar, fazem mesmo vistas grossas, isso aqui vai do trivial ao essencial, da manutenção do corpo a manutenção do espírito, já começa com as divisões de ministérios, em que cada um ensina um céu e um caminho, uns ensinam que o céu é um Shopping Center e, que todas as estradas levam a ele; outros por sua vez dizem que você tem que se diz-apegar-se dos bens e doar pra eles, a esses olha o que Judas 1. 12 diz: Estes são os escolhidos em vossos ágapes, quando se banqueteiam convosco, pastores que se apascentam a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas; e outros ainda dificulta mais ainda por criarem tantos assessores para Deus que os seguidores ficam sem saber qual dia ou a quem tem que chamar pra ser salvo; mas louvamos a Deus pela vida daqueles que pregam e ensinam: e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram. Os escândalos têm tomado conta do meio evangélico, e vemos distorções grosseiras e modismos diabólicos que tem influenciados a muitos. Homens e mulheres que se dizem ser de Deus, em nome de que temos de agradar a todos os públicos, dizendo que para ganhar a adepto de impiedade tem de se tornar ímpio. E esquece o que o apóstolo João disse que não era pra amar o mundo nem o que no mundo ar, e se assim não fosse o amor do Pai não está nele. E muitos desses sacerdotes dizem abandone o pecado, mas não tem coragem de dizer o que é pecado.
O levita, preocupado com suas tarefas no templo, com o compromisso de auxiliar o sacerdote no culto, meditando na adoração que teria de prestar no templo, e com a responsabilidade de atrair a atenção do noivo para a noiva, acostumado ao ritual do sacrifício não se importou com a mazela do viajante. Hoje não são diferente, quantos dizem que já faz a sua parte, eu não sei se é o caso dele, mas parece que aquele levita já tinha demasiada preocupação, o foco dele era outro, era o templo, era está no templo, era fazer as coisas do templo.

Muitas das vezes a bíblia só fala pra algumas pessoas palavras de alto-ajuda: At. 18. 10. Porque eu estou contigo e ninguém te acometerá para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade
Sl. 91. 7 Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido.
2 Cr. 20. 15 e disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá. Assim vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus.
Mas quando diz: Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; Mt. 16. 24; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram. Mt. 7. 14

Aí as coisas mudam de figura, aí começa a transferir responsabilidade, já teve gente que falou pra mim: “Deus me perdoe eu não gosto de evangelizar”
A pregação do evangelho de Cristo tem de ser o nosso alvo enquanto estivermos aqui na terra. Por que estamos parados? A igreja de modo geral está parada, às vezes pregamos ensinamos a palavra de Deus, mas tem ficado somente em palavras, quando olhamos pra nossas vidas somos impactados pela nossa falta de empenho em divulgar o evangelho de Deus, já começa la em cima, quando observamos que a instituição igreja está falindo, a obra de Deus está resumida aos cultos, aonde a pregação mas forte tem sido as ofertas que parece ser para o templo mas temos visto diferente, tem sido pra manutenção de casa de Pastor, plano de saúde de sua família, enquanto a ovelha não tem nenhum amparo, o plano de saúde é um sistema falido conhecido como SUS, que pra você marcar uma consulta tem de ir pra fila de madrugada ou dormir lá, enquanto alguns tem plano de previdência pago pela a ovelha, a ovelha  não sabe nem o que é isso, a lição 8 do 3º trimestre de 2011 da CPAD  – tema: Igreja – Agente Transformador da Sociedade. O 3º ponto do 1º Tópico descreve a Igreja como um farol, farol sinaliza, dá a direção em meio a escuridão, independente das circunstâncias climática, se em meio a tempestade, tufão, tornado, ele sempre está lá,  fala de que cada membro tem que ter uma conduta ilibada, sem mácula nem respingo na integridade, a igreja tem de se sensível as mazelas que infelicitam a sociedade, e que, tem de promover ações que mostre que ela se importa com os demais.            A nível de igreja temos assistido a degradação do sociedade e nada temos feito, e mais, estamos em algum momento sendo influenciados por modismo diabólicos que começou tão sorrateiramente que alguns não tem mais forças para reagir, muitos estão preso a situação financeiras, esquecendo–se da provisão que Deus sempre dá a seus fies, como o próprio Davi disse: Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão. Sl. 37.  25.
Paulo orienta a igreja de Corinto sobre a necessidade de se compadecer dos necessitados, de uma forma que houvesse destaque assim com eles os coríntios se destacavam em outros assuntos, Ora, assim como abundais em tudo: em fé, em palavra, em ciência, em todo o zelo, no vosso amor para conosco, vede que também nesta graça abundeis. Não digo isto como quem manda, mas para provar, mediante o zelo de outros, a sinceridade de vosso amor; pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza fôsseis enriquecidos. E nisto dou o meu parecer; pois isto vos convém a vós que primeiro começastes, desde o ano passado, não só a participar mas também a querer; agora, pois, levai a termo a obra, para que, assim como houve a prontidão no querer, haja também o cumprir segundo o que tendes. Porque, se há prontidão de vontade, é aceitável segundo o que alguém tem, e não segundo o que não tem. Pois digo isto não para que haja alívio para outros e aperto para vós, mas para que haja igualdade, suprindo, neste tempo presente, na vossa abundância a falta dos outros, para que também a abundância deles venha a suprir a vossa falta, e assim haja igualdade; como está escrito: Ao que muito colheu, não sobrou; e ao que pouco colheu, não faltou. Mas, graças a Deus, que pôs no coração de Tito a mesma solicitude por vós; pois, com efeito, aceitou a nossa exortação; mas sendo sobremodo zeloso, foi por sua própria vontade que partiu para vós. E juntamente com ele enviamos o irmão cujo louvor no evangelho se tem espalhado por todas as igrejas; e não só isto, mas também foi escolhido pelas igrejas para ser nosso companheiro de viagem no tocante a esta graça que por nós é ministrada para glória do Senhor e para provar a nossa boa vontade; assim evitando que alguém nos censure com referência a esta abundância, que por nós é ministrada; pois zelamos o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens.

Como disse o Pr. Esdras Bentho, o que nós ouvimos e anotamos muitas das vezes não são tão importante como o que nós decidimos. Quer dizer se nós não tomarmos uma atitude sobre o que temos aprendido de nada vale, a palavra de Deus tem de ser lida aprendida e praticada concluo eu.  Que possamos ler, guardar e observar o que o pregador diz.: “”Eclesiastes 12. 13. Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem””.

Elaboração: Samuel da Silva – Prof. EBD – Assembléia de Deus
Referências Bibliográficas: Comentário Judaico do Novo Testamento – David H. Stern
Comentário do Novo Testamento – Lawrence O. Richards
Bíblia de Estudo “Eletrônica”
Bíblia de estudo Temas em Concordância – Ed. Central Gospel
Referencias: Uma Igreja Com Saúde; Altair Germano
                             Igreja Identidade e Símbolo – Esdras Costa Bentho

2 comentários:

  1. Qual a Igreja que Prescisa Acordar a de Cristo ou a dos Crentes?


    Quando a igreja de Cristo vai verdadeiramente acordar
    18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre es ta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela;
    5 E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram.

    6 Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro!

    7 Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.

    8 E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando.

    9 Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.

    10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

    11 Depois vieram também as outras virgens, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta.

    12 Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo, não vos conheço.
    2 E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro irmão Roberto, Apaz do Senhor! a igreja de Cristo assim como o povo de Deus, embora Eles tivessem recebido uma promessa de entrar em Canaã por Deus, mesmo assim não foi o que aconteceu, não estou dizendo que Deus não cumpre a sua palavra, mas que os nossos pecados faz divisão entre nós e Deus, por isso Deus não se sente obrigado a cumprir suas promessas se quem recebeu a promessa não quiser receber fazendo se inimigo dEle,TIAGO 4.4 Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. então observe a igreja dos crente é nada mais que o local aonde se reúnem, mas a de Cristo somos nós, por isso precisamos acordar, deixamos de andar o cominho que Cristo antou, deixamos de fazer o que Ele mandou, como também o povo antigo que se rebelaram contra Ele pereceram, se nóis não acordarmos!!!!!
    Muito obrigado, e que Deus continue lhe abençoando, e que se recompere logo, Apaz a irmã regina.

    ResponderExcluir

Coloque sua opinião de maneira clara e objetiva