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14 de janeiro de 2011

BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

"Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo" (Atos 1.4,5 NVI).
Batismo com e no Espírito Santo
A preposição "com" indica a presença do Espírito Santo no batismo, e a preposição "no" indica que somos batizados por Jesus no Espírito Santo. Na Bíblia encontramos outras expressões classificando o termo "batismo com o Espírito Santo", por exemplo: Unção (I João 2.20-17), virtude ou poder do Espírito Santo (Atos 1.8), revestimento de poder (Lc 24.29) e dom do Espírito Santo (Atos 10.45).

JESUS, em Atos 1.5, ao falar do batismo com água de João Batista, está descrevendo o batismo com o Espírito Santo como o "mergulho" do crente na sua plenitude e faz uma referência ao transbordamento desse poder. É como se Jesus tivesse dito: "Da mesma forma que João Batista mergulhou vocês na água, o Pai mergulhará vocês no Espírito Santo." O reino de Deus consiste em poder (I Co 4.20), pois é o reino do Todo-Poderoso (Gn 17.1). Deus é a fonte do poder (I Cr 29.11; Sl 62.11), quem anda na presença de Deus e procura ser perfeito, recebe poder.

"A promessa do Pai"
JESUS falou aos discípulos que o Pai havia de enviar o Espírito Santo (João 14.16, 17, 26; 15.26; 16.7, 13), por isso que o batismo com o Espírito Santo é chamado: "a promessa do Pai" (Atos 1.4, 5; Lc 24.49). No Antigo Testamento, falaram dessa promessa: Salomão (Pv 1.23), Isaías (28.11), Joel (2.28-33), Zacarias (12.10) e outros.

A benção é distinguida da experiência da salvação
QUANDO Jesus ordenou aos discípulos que esperassem o batismo (Lc 24.49), eles já eram crentes. Todas as vezes que a Palavra de Deus fala sobre o recebimento desta benção, menciona que os que receberam eram crentes. Vejamos algumas referências no livro de Atos: Atos 2.1-4: Todos presentes no cenáculo eram crentes;Atos 8.14-17: Aqui eram novos crentes, que acabavam de ser batizados nas águas,Atos 9.17: Saulo era novo convertido, pois Ananias o chamou de irmão e Atos 19.1-6: Os crentes de Éfeso não conheciam a doutrina sobre o batismo no Espírito Santo.

Dia de Pentecostes

O derramamento do Espírito Santo ocorreu no dia de Pentecostes (Atos 2.1)acompanhado de uma sinal externo: línguas estranhas (Atos 2.4). Falar línguas estranhas é um acontecimento de que Jesus falou (Mc 16.17), é um milagre (Atos 2.4), é uma benção (I Co 14.4), é um refrigério (Is 28.11, 12), é uma linha direta com Deus (I Co 14.2) e é uma força extraordinária para a vida de oração (Rm 8.26).

Finalidade do Batismo no Espírito Santo
TUDO quanto Deus cria, faz e/ou manifesta tem uma finalidade. A finalidade principal do batismo no Espírito Santo é o recebimento de poder que capacita o crente para a realização de boas obras. O Espírito Santo batiza capacitando o crente para pregar
(Atos 1.8), com autoridade celestial (Atos 4.14, 20, 29, 33, 34). O Espírito Santo capacita para o crente ganhar almas (Atos 11.22-24). O Espírito Santo capacita para que o crente venha sempre estar em pé no serviço da obra do Senhor (Atos 2.2, 14). Com o batismo no Espírito Santo é colocado o fim no medo (João 20. 19, 26), na fraqueza (Atos 4.16-21, 36; 5.29-33, 41, 42), na inatividade (Atos 4.33; 5.42). O batismo no Espírito Santo nos leva a ter uma comunhão mais íntima com Deus (I Co 14.2, 28).

Esta benção deve ser conservada através de continua renovação (Atos 9.22; 13.4; 27.23). A renovação é uma operação do Espírito Santo (Ef 4.23).

Recebendo o Batismo
O recebimento do batismo no Espírito Santo não está vinculado a mérito humano, pois é um dom de Deus
 (Atos 10.45). Não existem métodos, datas nem tão pouco local. O que vale é a posição do coração (Jr 29.13; João 7.38), o arrependimento(Atos 2.38, 39), a obediência (Atos 2.18; 5.32), a fé (Mc 16.17; Ef 1.13), a busca, o desejo, a sede e a perseverança (Lc 11.9-13; Mt 7.7; Sl 143.6; Is 41.17, 18; 44.3). O batimos no Espírito Santo é para todos os que creem.

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