Total de visualizações de página

9 de julho de 2011

Qual a Diferencia entre Gênesis 6,6 e Números 23,19?


Meus Irmãos, a bíblia nos diz em: II CORINTIOS 4. 4. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

            Portanto antes de esboçar sobre este assunto precisamos em primeiro lugar termos em mente que a palavra de Deus é inerrante (Que não pode errar; Que é fixo não errante). Portanto nos desarmamos de toda a influencia contraria e procuramos a aceitação da verdade, que segundo o próprio Cristo disse que liberta: João 8. 32. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

            Gênesis 6. 6. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração

            Números 23. 19. Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? Ou, havendo falado, não o cumprirá?

Ques­tão

Afi­nal, Deus arrepende-se como o homem? Deus não tem neces­si­dade de arre­pen­di­mento pelas suas ações por­que “Deus não é homem para que minta; nem filho do homem para que se arre­penda. Por­ven­tura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cum­prirá?” (Nm 23:19). Esta é a pri­meira men­ção acerca do arre­pen­di­mento de Deus, que nos traz um pro­blema, o qual procuraremos resolver.

Con­texto bíblico

           O con­texto ante­rior está nos ver­sí­cu­los 1 até ao 7. Deus criou o homem livre, fê-lo com a pos­si­bi­li­dade de deci­são e esco­lha res­pon­sá­veis. Mas, quando veri­fi­cou que o homem tinha falhado no seu pro­pó­sito, e a sua mal­dade era imensa, entristeceu-se gran­de­mente. O vocá­bulo hebraico ‘nacham’, usado no tre­cho de Gênesis, sig­ni­fica “ficar triste, com dó, mesmo com dor”. A ver­são grega tra­duz o hebraico por um vocá­bulo deri­vado de ‘thyma’ sacri­fí­cio. O Senhor ficou cheio de pena e sofri­mento devido ao estado peca­mi­noso e mal­doso da huma­ni­dade. Essa mesma dor con­tri­buiu para a deci­são de criar uma nova soci­e­dade a par­tir do justo Noé.

O con­texto pos­te­rior encontra-se nas pas­sa­gens estu­da­das a seguir. Em Dt 32.36 está escrito: “Por­que o Senhor jul­gará o seu povo e se arre­pen­derá con­cer­nente aos seus ser­vos, quando vir que o poder deles já se foi, e que não resta nem escravo nem livre.” Nova­mente, aqui diz que Deus se arre­pen­derá. Embora o vocá­bulo hebraico seja o mesmo que em Gênesis seis, o do grego é outro bem dife­rente, que sig­ni­fica ‘cha­mar a si, exor­tar’. Os ver­sí­cu­los 16 e 17 nar­ram que os hebreus pro­vo­ca­ram ciú­mes a Deus cul­tu­ando aque­les fal­sos deu­ses: “Com deu­ses estra­nhos o move­ram a zelos; com abo­mi­na­ções o pro­vo­ca­ram à ira. Ofe­re­ce­ram sacri­fí­cios aos demônios, não a Deus, a deu­ses que não haviam conhe­cido, deu­ses novos que apa­re­ce­ram a pouco, aos quais os vos­sos pais não teme­ram.” A apos­ta­sia de Israel era motivo para Deus sen­tir dor e, ao mesmo tempo, infli­gir a justa retri­bui­ção, con­forme nar­rado nos ver­sí­cu­los seguintes.
Agora obser­va­mos o tre­cho e o con­texto de 1 Samuel 15:28,29. Este tre­cho diz res­peito a Saul, o rei de Israel antes de David. “Então Samuel lhe disse: O Senhor ras­gou de ti hoje o reino de Israel e o deu a um teu pró­ximo, que é melhor do que tu. Tam­bém, Aquele que é a força de Israel não mente nem se arre­pende, por­quanto não é homem para que se arre­penda.” Embora o ver­sí­culo vinte e nove man­te­nha o mesmo vocá­bulo hebraico, o grego da Sep­tu­a­ginta está tra­du­zido por ‘meta­noia’ a pala­vra carreta para ‘arre­pen­di­mento’, a ati­tude demons­trada pelos peca­do­res para rece­be­rem per­dão. Aqui, sim, à refe­rên­cia ao arre­pen­di­mento genuíno.  O tre­cho diz que Deus não tem neces­si­dade, como os homens, de arrepender-se, nem, tam­pouco, altera o seu pro­pó­sito. Ele per­ma­nece inal­te­rá­vel por­que jamais se engana.
A con­tras­tar com o ante­rior temos Jere­mias 18:7 – 10: “Se em qual­quer tempo eu falar acerca duma nação, e acerca dum reino, para arran­car, para der­ri­bar e para des­truir, e se aquela nação, con­tra a qual falar se con­ver­ter da sua mal­dade, tam­bém eu me arre­pen­de­rei do mal que inten­tava fazer-lhe.” Neste tre­cho obser­va­mos Deus a dizer que se arre­pen­derá do mal que projetava fazer. O verbo grego ‘meta­noeo’ exis­tente é deri­vado da mesma acima ‘meta­noia’. Porém, aqui a ação de Deus está con­di­ci­o­nada à ati­tude do povo: se ele se con­ver­ter da sua mal­dade, tam­bém Deus mudará a sua ati­tude con­cer­nente ao cas­tigo a infli­gir por causa do pecado. A con­ver­são é sem­pre motivo de perdão.
Tam­bém neste aspecto Deus não muda, nem se arre­pende. Toda­via, se con­ti­nuar em rebe­lião perante o Senhor, Ele reterá o bem que ten­ci­o­nava fazer-lhe, de acordo com o ver­sí­culo dez: “se ela fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvi­dos à minha voz, então me arre­pen­de­rei do bem que lhe inten­tava fazer.” A idéia per­ma­nece a mesma. Deus não tem neces­si­dade de arrepender-se, mas tem a pos­si­bi­li­dade de reter o bem que con­ce­de­ria ao povo se este se con­ver­tesse. Em ambos os casos a ação de Deus está con­di­ci­o­nada à ati­tude do povo. Como está escrito: “Por­que serei mise­ri­cor­di­oso para com suas iniqüidades e de seus peca­dos não me lem­bra­rei mais.” (Hb 8:12).

O pró­ximo tre­cho a con­si­de­rar é o de Eze­quiel 24:13,14, que diz: “A fer­ru­gem é a tua imun­dí­cia de luxú­ria, por­quanto te puri­fi­quei, e tu não te puri­fi­caste, não serás puri­fi­cada nunca da tua imun­dí­cia, enquanto eu não tenha satis­feito sobre ti a minha indig­na­ção. Eu, o Senhor, o disse: será assim, e o farei; não tor­na­rei atrás e não pou­pa­rei, nem me arre­pen­de­rei; con­forme os teus cami­nhos, e con­forme os teus fei­tos, te jul­ga­rei, diz o Senhor Deus.” Tam­bém aqui, os tra­du­to­res gre­gos da Sep­tu­a­ginta usa­ram outro verbo grego ‘eleeo’, que sig­ni­fica compadecer-se, para tra­du­zir o hebraico ‘nacham’. Então, o que Deus quer dizer é que, por causa do pecado do povo, e à falta de con­ver­são, não dei­xará de infli­gir o mere­cido cas­tigo. E por­que Ele é justo, não poderá evitar cum­prir a jus­tiça. Tam­bém neste caso é sem arrependimento.
A seguir con­si­de­re­mos o tre­cho de Joel 2.12 – 14 que narra: “Toda­via, ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso cora­ção, e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E ras­gai o vosso cora­ção e não as vos­sas ves­tes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus por­que ele é mise­ri­cor­di­oso e com­pas­sivo, tar­dio em irar-se e grande em benig­ni­dade, e se arre­pende do mal. Quem sabe se não se vol­tará e se arre­pen­derá, e dei­xará após si uma bên­ção em oferta de cere­ais e liba­ção para o Senhor vosso Deus?”. Neste caso, a tra­du­ção grega con­tém o verbo ‘meta­noeo’ nos ver­sí­cu­los treze e catorze. Mas, no verso doze, Deus con­vida os hebreus à con­ver­são sin­cera, com jejum e pranto, lamen­tando o seu pecado, com a pro­messa de ser mise­ri­cor­di­oso e com­pas­sivo com eles. Se as pes­soas res­pon­de­rem ao apelo de Deus, tam­bém o Senhor cum­pre a sua pro­messa. Ele é sem­pre fiel à sua pala­vra, e sem arrependimento.


Final­mente, con­si­de­re­mos a pas­sa­gem de Jonas 3.9,10, que des­creve: “Quem sabe se Deus se vol­tará, e se arre­pen­derá, e se apar­tará do furor da sua ira, de sorte que não pere­ça­mos? Viu Deus o que fize­ram, como se con­ver­te­ram do seu mau cami­nho, e Deus se arre­pen­deu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.” Perante a pre­ga­ção de Jonas em Nínive, o seu rei pro­cla­mou um jejum naci­o­nal, acom­pa­nhado pela con­ver­são, na espe­rança que Deus mudasse de ati­tude em rela­ção a eles, e des­vi­asse a sua ira para os não cas­ti­gar, con­forme a pre­ga­ção do pro­feta. Então, o Senhor, vendo que se con­ver­te­ram das suas más ações, tam­bém Ele con­ver­teu a sua ação puni­tiva em bên­ção. O seu furor foi trans­for­mado em mise­ri­cór­dia, e sem arrependimento.
Assim será sem­pre com todas as pes­soas que peca­rem. Deus jamais se arre­pende da pro­messa de per­dão em vir­tude da con­ver­são. Mas, tam­bém não se arre­pende da pro­messa de cas­tigo em vir­tude de per­ma­ne­ce­rem na rebe­lião. Toda­via, “o Senhor não retarda a sua pro­messa, ainda que alguns a têm por tar­dia; porém, é com­pas­sivo con­vosco, não que­rendo que nin­guém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.” (2 Pd 3:9).

"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo Ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?" (Números 23:19 ) Deus, desde a fundação do mundo nos promete que se andarmos conforme a sua perfeita e agradável vontade viveremos uma vida cheia de vitórias aqui na terra e como diz a citação bíblica acima Ele não mente e não se arrepende das bênçãos que promete, mesmo o povo sendo um povo mau que murmurava contra Deus no deserto, mesmo assim Deus por ter prometido a Abraão continuou abençoando o povo e mesmo nos dias de hoje Deus continua derramando Suas bênçãos para aqueles que tem à Abraão como seu pai na fé e que recebe Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador.

Mt 24:35 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão.
Pode parecer estranho o título da mensagem visto que a superioridade de Deus é evidente. Deus faz seus planos mas os homens muitas vezes o alteram, e impedem que os mesmos aconteçam. Isso em parte é verdade. Você pode dizer a Deus: não quero que teu plano aconteça em minha vida e de fato não irá acontecer, pois Deus não força ninguém a fazer os seus planos, Ele respeita o livre arbítrio. Mas isso se refere unicamente à pessoa que Deus tem um plano. Se outros vierem para interferir e você está obediente a Deus, o plano do Senhor acontecerá em sua vida.
Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Mt  18:19.
No entanto analisando mais profundamente a bíblia ela nos mostra algo muito diferente. Ela diz que Deus não é homem para que minta. O que Deus disser acontecerá independente se este ou aquele tentarem impedir. Se Deus tem um plano com uma pessoa, e esta se sujeita à vontade divina, obedecendo e esperando realizar a obra de Deus, poderão vir inúmeras adversidades, problemas de todo tipo, pessoas se levantando contra, interferências demoníacas, mas o que Deus disse irá se cumprir, SEMPRE! O que Ele prometeu para você se realizará, Glória a Deus. Não existe como o homem impedir um plano de Deus. O que é de Deus irá acontecer. Deus falou? Então glorifique a Deus e descanse, pois “Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam Sl 24:1. Tudo é de Deus. Nada está demasiado longe ou difícil para Ele, “Ah! Senhor Deus! És tu que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido! Nada há que te seja demasiado difícil! Jr 32:17. 
Os homens tentam interferir e algumas vezes conseguem retardar, mas é por um tempo apenas, pois o plano de Deus irá acontecer, SEMPRE!

Conclusão:

Deus é soberano e tem todo poder.
Uma coisa é Deus cumprir sua palavra a outra coisa é Ele desfazer-la. Quando Deus fez o homem fez num intuito de que o homem fizesse somente o que era bom aos olhos de Deus, e o que era bom aos olhos de Deus? Gn. 1. 26. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. 27. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. 29. Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.
Isso era bom, porque toda a criação quando termina, e volta a ela observa e diz a bíblia e viu Deus que era bom. E disse também ao homem que de uma arvore especial não deveria comer, porquê no dia que assim fizesse morreria. Como Deus não pode cumprir sua palavra!

Deixe-me mostrar alguns exemplos na bíblia: Abraão foi chamado por Deus e recebeu a promessa de possuir uma terra que desconhecida. Houve problemas? Sim, e muitos, mas até hoje Israel está com a terra que o Senhor prometeu e mais ainda terá no futuro. O mundo todo gostaria de acabar com Israel, mas não podem, pois é promessa de Deus dada a Abraão. 
Veja outro exemplo: Moisés foi escolhido por Deus para ser libertador de Israel. Faraó deu ordem de matar todos os meninos com menos de dois anos de idade, pois pelos seus adivinhos recebeu a informação de um libertador que irá surgir no meio do povo hebreu.  Deus conduz a mãe de Moisés de forma sábia para que Moisés não somente seja livre da matança, mas que também receba instrução e conhecimentos necessários para um dia usar na frente de um povo que estaria conduzindo e orientando. 
Vamos a outro exemplo: Davi foi ungido ainda garoto para ser rei, pelo profeta Samuel que obedecia ao Senhor. Saul tentou matar a Davi por inúmeras vezes. Saul queria de toda a forma impedir que o plano de Deus na vida de Davi acontecesse, mas tudo está nas mãos do Senhor e o que aconteceu? Davi foi eleito rei em Israel e Saul foi morto, tendo sua cabeça que maquinava o mal contra o ungido do Senhor, decepada pelos inimigos.
Vamos a outro exemplo: Sansão foi ungido por Deus para ser um libertador e destruir os filisteus. Caiu em pecado, nas


garras de Dalila, mas no final se arrependeu e clamou a Deus, e o plano do Senhor então se realizou destruindo os filisteus. A única forma de o plano de Deus não acontecer em sua vida é se você não quiser que ele aconteça. 

Se você desejar e buscar a vontade do Senhor, mesmo tendo muitas adversidades, problemas de toda ordem, pessoas interferindo, tendo que fugir de seus inimigos, se escondendo em grutas, o que Deus prometeu irá se cumprir. O Seu plano para sua vida este irá acontecer. “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo Ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?” Nm 23:19
A palavra do Senhor é fiel e verdadeira – “...porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.” Ap 21:5 e  “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz” Hb 4:12. 
Os planos de Deus sempre acontecem para aqueles que obedecem a Deus. 
Seja obediente ao Senhor, lute pela sua causa. Deus te honrará. Ele abrirá seu bom tesouro para você. 
Suas riquezas são lindas e inefáveis e o plano que Ele tem para sua vida acontecerá e grande será sua alegria.
Deus te abençoe.


Espero ter contribuído para um bom conhecimento da palavra de Deus.
Deus Abençoe

Debaixo da graça do todo Poderoso
Irmão Samuel da Silva

www.blogdesamuelsilva.blospot.com - Qual a Diferencia entre Gênesis 6,6 e Números 23,19?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião de maneira clara e objetiva