Total de visualizações de página

10 de junho de 2011

UMA IGREJA AUTENTICAMENTE PENTECOSTAL.



Texto Áureo: Matheus 28. 19. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Marcos 16. 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.

João 13. 34 Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros.

Como igreja autenticamente Pentecostal (igreja que nasceu no fogo do pentecoste, nas chamas do avivamento) aonde o seu movimento chamou a atenção dos ímpios com admiração aponto dEles perguntar: o que tinha de fazer pra ser salvos. Para termos o selo de pentecoste não precisamos sermos zoa-dento sem conteúdo, precisamos fazer o que foi dito pelo Senhor dono de tudo, que disse “Ide” “pregai” foi Ele que mandou por que foi o  que Ele fez.:
·MATEUS  (cap. 4)·
23 E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.
·MATEUS  (cap. 9)·
35 E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades.
·MATEUS  (cap. 11)·
5 os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.
·MATEUS  (cap. 26)·
13 Em verdade vos digo que onde quer que for pregado em todo o mundo este evangelho, também o que ela fez será contado para memória sua.
·MARCOS  (cap. 1)·
1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.
·MARCOS  (cap. 1)·
14 Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galiléia pregando o evangelho de Deus
·MARCOS  (cap. 1)·
15 e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
·MARCOS  (cap. 8)·
35 Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á.
·MARCOS  (cap. 10)·
29 Respondeu Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
·MARCOS  (cap. 13)·
10 Mas importa que primeiro o evangelho seja pregado entre todas as nações.
·MARCOS  (cap. 14)·
9 Em verdade vos digo que, em todo o mundo, onde quer que for pregado o evangelho, também o que ela fez será contado para memória sua.
·MARCOS  (cap. 16)·
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.
·LUCAS  (cap. 3)·
18 Assim pois, com muitas outras exortações ainda, anunciava o evangelho ao povo.
·LUCAS  (cap. 4)·
43 Ele, porém, lhes disse: É necessário que também às outras cidades eu anuncie o evangelho do reino de Deus; porque para isso é que fui enviado.
·LUCAS  (cap. 7)·
22 Então lhes respondeu: Ide, e contai a João o que tens visto e ouvido: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.
·LUCAS  (cap. 8)·
1 Logo depois disso, andava Jesus de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e iam com ele os doze,

Os Discípulos:
·LUCAS  (cap. 9)·
6 Saindo, pois, os discípulos percorreram as aldeias, anunciando o evangelho e fazendo curas por toda parte.
·LUCAS  (cap. 16)·
16 A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele.
·LUCAS  (cap. 20)·
1 Num desses dias, quando Jesus ensinava o povo no templo, e anunciava o evangelho, sobrevieram os principais sacerdotes e os escribas, com os anciãos.
·ATOS  (cap. 14)·
7 e ali pregavam o evangelho.
·ATOS  (cap. 14)·
15 e dizendo: Senhores, por que fazeis estas coisas? Nós também somos homens, de natureza semelhante à vossa, e vos anunciamos o evangelho para que destas práticas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar, e tudo quanto há neles;
·ATOS  (cap. 14)·
21 E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia,
·ATOS  (cap. 15)·
7 E, havendo grande discussão, levantou-se Pedro e disse-lhes: Irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem.
·ATOS  (cap. 16)·
10 E quando ele teve esta visão, procurávamos logo partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciarmos o evangelho.
·ATOS  (cap. 20)·
24 mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
·ROMANOS  (cap. 1)·
1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,
·ROMANOS  (cap. 1)·
9 Pois Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós,
·FILIPENSES  (cap. 1)·
12 E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram têm antes contribuído para o progresso do evangelho;
·FILIPENSES  (cap. 1)·
27 Somente portai-vos, dum modo digno do evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que permaneceis firmes num só espírito, combatendo juntamente com uma só alma pela fé do evangelho;
·I TIMÓTEO  (cap. 1)·
11 segundo o evangelho da glória do Deus bendito, que me foi confiado.
·II TIMÓTEO  (cap. 1)·
8 Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus,
·II TIMÓTEO  (cap. 1)·
10 e que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual destruiu a morte, e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo evangelho,
·I PEDRO  (cap. 1)·
12 Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar.
Agora é nós na fita:
·MATEUS  (cap. 24)·
14 E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Significado de Autêntico
1 fidedigno authentique
2 verdadeiro, sincero
Grego: Autentikós , Diz-se de que o autor é certo e que, portanto, tem autoridades. Assim são autênticos os atos solenes feitas pela mão do notário ou outra autoridade pública
 adj. Revestido das formalidades legais requeridas: documento autêntico.
Que não pode ser contestado; verídico, exato:
Obra autêntica, que é do autor a quem se atribui.

Temos de entender: que A missão da autentica igreja pentecostal, está baseada na: Evangelização; Discipulado; Educação; Comunhão e Serviços Sociais.

Evangelismo: Olha meu irmão e minha irmã, se nós não levantarmos para mostrar a solução pra este mundo perdido que jaz o maligno, o que vamos ver em pouco tempo nas praças, serão homens agarrado com outro homem e pregando o evangelho que nós deixamos de pregar, hoje já tem padres pregando como se fosse  um pastor, homens desistruturados, sem honra, sem merito e sem valor pregando em nossos lugares isso tudo se nós não sairmos do nosso comudismo. Esse é o nosso dever.

Discipulado: ter uma vida irrepreensível, não dá escândalos, andar de maneira honrosa, ter boa reputação perante a sociedade, ser honesto, verdadeiro, ser exemplo de Cristo aponto de convencer o ímpio que você é diferente dele não na cor da pele, mas nos frutos digno der arrependimento que provem de nós. Justo, hospitaleiros, caridosos, mansos,
 O verdadeiro cidadão dos céus Salmo de Davi
1 Quem, Senhor, habitará na tua tenda? quem morará no teu santo monte?
2 Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coração fala a verdade;
3 que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta;
4 aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda;
5 que não empresta o seu dinheiro a juros, nem recebe peitas contra o inocente. Aquele que assim procede nunca será abalado.
Esse é pra ser o nosso perfil

Educação; A igreja contemporânea precisa descobrir um modelo educacional que culmine na sua plena realização, ou seja, na descoberta da sua identidade local. Esta pode ser trabalhada a partir do questionamento: “Que tipo de Igreja desejamos ser?” ou: “Como Igreja, o que devemos fazer?” O que estamos fazendo hoje, de certa forma, determina o nosso amanhã. Movidos pela força do Senhor, temos conseguido vitórias que demonstram nosso compromisso com o Reino de Deus. Entretanto, nosso compromisso mais desafiador está na formação do cristão. A igreja, para alcançar o objetivo do ensino, precisa investir com muito amor na formação daqueles que estão caminhando na construção do Reino de Deus.
Como identificar esses? São pessoas dada a palavra, tem sede na escola dominical, é assídua nos evangelismo, é aquela pessoas que mesmo sem saber se interessa a fazer.
A educação cristã é a dimensão mais fundamental e significativa da missão que o Senhor Jesus Cristo entregou à sua Igreja: “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (Mt 28.20). “… até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina…” (Ef 4.13,14). Entendemos que, como povo de Deus (1 Pe 2.9,10), devemos nos empenhar na vivência do evangelho e, principalmente, ensinando a verdade revelada e ministrada aos nossos irmãos em Cristo Jesus.

Comunhão e Serviços Sociais:  Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum.” (At. 2.44).
1. O Que é Comunhão?
A palavra comunhão na língua portuguesa significa a participação comum em crenças e idéias. No NT a palavra usada pelos escritores sacros para comunhão é koinonia, e significa literalmente compartilhar aquilo que temos em comum e, neste contexto, a palavra é usada no sentido de compartilhar com o propósito de edificar ou melhorar uns aos outros.
“No Novo Testamento, a comunhão cristã é expressa pelo termo koinonia, sendo o vínculo que interliga sinergicamente os cristãos uns aos outros, a Cristo e a Deus.”
“Koinonia é o espírito do compartilhar gracioso em contraste com o espírito egoísta que deseja tudo para si próprio, a pleonexia, que é a cobiça gananciosa comum ao mundo sem Deus.”
“O termo koinonia ocorre cerca de dezoito vezes no Novo Testamento e sempre está relacionada à convivência cristã em sua amplitude, pelo que percebemos que a koinonia deve ser uma característica peculiar da igreja evangélica, bem como um sinalético existencial do cristão autêntico.” 

 Ingredientes Para Um Cultivo Saudável da Comunhão Cristã.

a) Amor. “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” (Rm. 12.10).
“A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.” (Rm. 13.8).
“O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.”(Rm. 13.10).
“Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” (Gl. 5.14).

“Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço.” (1 Jo. 2.10).
b) Respeito. Qualquer indivíduo merece ser tratado com atenção e consideração, independente de sua cor, grau de instrução ou posição social. Entre essas pessoas, o grupo mais desprezado neste quesito são os idosos, num total desrespeito à pessoa humana e também uma grave desobediência à Palavra de Deus.
“A glória dos jovens é a sua força; e a beleza dos velhos são as cãs.” (Pv. 20.29).
“Ora, rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obras. Tende paz entre vós.” (1 Ts. 5.12-13).
“... e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.” (Hb. 10.24).
“Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.” (Rm. 13.7).
c) Suporte. É uma qualidade que não pode ser confundida com tolerância, pois, como uma das ações essenciais para a saudável comunhão cristã, suportar é a capacidade de oferecimento voluntário e espontâneo que o crente possui para sustentar os mais fracos na fé. Portanto, dá-nos uma clara idéia de um tipo de esteio que suporta uma pesada e frágil parede, impedindo-a de cair e se espatifar ao chão.
“Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.” (Rm. 15.1).
“Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.” (Ef. 4.1-2).
“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.” (Cl. 3.13).

d) Humildade. Qualidade extremamente importante no caráter de qualquer pessoa. A humildade é a virtude que manifesta o sentimento de nossa fraqueza. É a forma simples, modesta e equilibrada como alguém age e define a si mesmo.
“Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Lc. 14.11).
“Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.”(Rm. 12.3).
“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.” (Fl. 2.3).
“Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.” (Fl. 4.12).
“Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (1 Pe. 5.5).
 Compaixão. 
“Compaixão (do latin compassione) pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outrem; não deve ser confundida com empatia. A compaixão freqüentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outra pessoa, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. A compaixão pode levar alguém a sentir empatia por outra pessoa. A compaixão é freqüentemente caracterizada através de ações, na qual uma pessoa agindo com espírito de compaixão busca ajudar aqueles pelos quais se compadece.”
“A compaixão diferencia-se de outras formas de comportamento prestativo humano no sentido de que seu foco primário é o alívio da dor e sofrimento alheios. Atos de caridade que busquem principalmente conceder benefícios em vez de aliviar a dor e o sofrimento existentes são mais corretamente classificados como atos de altruísmo, embora, neste sentido, a compaixão possa ser vista como um subconjunto do altruísmo, sendo definida como o tipo de comportamento que busca beneficiar os outros minorando o sofrimento deles.”.
“E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.” (Mt. 14.14).
“Então Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram.” (Mt. 20.34).
“Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm que comer.” (Mc. 8.2)

 1.      DEFINIÇÃO" DE EVANGELISMO Evangelismo é a obra de falar de Cristo aos perdidos i: é levá-los a Cristo, o Salvador (Jo 1.41,42; At 8.30).
2.       A IMPORTÂNCIA DO EVANGELISMO PES­SOAL
A importância vê-se no fato de que a evangelização dos pecadores foi o último assunto de Jesus aos seus discípulos antes de ascender ao céu. Nessa ocasião, Ele ordenou à Igreja o encargo da evangelização do mundo (Mc 16.15,19; At 1.8,9).
3.       O ALVO DO EVANGELISMO
O alvo é tríplice: salvar os perdidos, restaurar os desviados e edificar os crentes. Há um gozo inexplicável em vermos alguém no caminho para o céu, ou já na glória, por nosso in­termédio... Ganhar almas foi a suprema tarefa do Senhor Jesus aqui na terra (Lc 19.10; 1 Tm 1.15). Paulo, o grande homem de Deus, do Novo Testa­mento, tinha o mesmo alvo e visão (1 Co 9.20). Uma grande parte dos crentes pensa que a obra de ganhar almas para Jesus está afeta exclusivamente aos pregadores, pastores e obreiros em geral. Con­tentam-se em, comodamente sentados, ouvir os sermões, culto após culto, enquanto os campos es­tão brancos para a ceifa, como disse o Senhor da seara em João 4.35. O "ide" de Jesus para irmos aos perdidos (Mc 16.15), não é dirigido a um grupo es­pecial de salvos, mas a todos, indistintamente, co­mo bem revela o texto citado. Portanto, a evangelização dos pecadores pertence a todos os salvos. Cada crente pode e deve ser um ganhador de almas. Nada o pode impedir, irmão, de ganhar almas para Jesus, se propuser isso agora em seu coração. A cha­mada especial de Deus para o ministério está reser­vada a determinados crentes, mas a chamada geral para ganhar almas é feita a todos os crentes.
O evangelismo pessoal, como já vimos acima, vai além do pecador perdido: ele alcança também o desviado e o crente necessitado de conforto, dire­ção, ânimo, auxílio e vitória. Ele reaviva a fé e a es­perança nas promessas das Santas Escrituras.

4. VANTAGENS DO EVANGELISMO PESSOAL
Promove o crescimento da igreja
Edificação da igreja
Mediante essas informações pra nós do Senhor, precisamos cheguar a uma con­clusão: utilizandar melhor:
O tempo
Seus talentos
Seu dinheiro
Que os fatos abaixo, a partir de agora, sejam uma realidade em nossas vida:
Meu alvo: O mundo para Cristo.
Meu anseio: Ser revestido da nossa habitação celestial (2 Co 5.2).;
Minha visão: A Ampliacão do reino de Deus.
Meu receio: A noite vem quando ninguém pode trabalhar (Jo 9.4).
Observação final - Uma das razões da indife­rença e da inatividade de igrejas e crentes na obra da evangelização dos perdidos vem do seu descuido quanto a vinda de Jesus.
Os cristãos primitivos foram ativos na evangeli­zação, não só porque eram cheios do Espírito San­to, mas também porque esperavam a volta de Jesus naqueles dias - em seus dias!
E nós???

Base do estudo a palavra chave.: Autentico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião de maneira clara e objetiva